Logo Agência Cidades

Morte evitável

França proíbe cigarro em locais públicos

Restrição vale para locais frequentados por crianças, como praias, parques, jardins, instalações desportivas, estacionamentos públicos e nas imediações das escolas

14 FEV 2026 - 10H00 • Por Wilson Lopes
Para a ministra Catherine Vautrin, "a liberdade de fumar termina onde começa o direito das crianças a respirar ar puro" - Freepik

A França decidiu proibir, em todo o país, fumar em locais públicos. A ministra do Trabalho, da Saúde, da Solidariedade e da Família, Catherine Vautrin, declarou, à agência EuroNews, que “Uma geração sem fumo é possível e começa agora”.

A medida vale para os locais frequentados por crianças, como praias, parques e jardins públicos, nas instalações desportivas, estacionamentos públicos e nas imediações das escolas. Cafés e bares, por enquanto, estão livres da lei. Para a ministra, “a liberdade de fumar termina onde começa o direito das crianças a respirar ar puro”. A violação da lei implicará em uma multa de 135 euros.

Segundo o Governo, a França contabiliza 12 milhões de fumadores diários e 75 mil mortes por ano.

O Programa Nacional de Controle do Tabaco 2023/2027 do Governo Francês é estruturado em 5 compromissos e 26 medidas para combater um flagelo do tabaco, por meio de uma estratégia de longo prazo estruturada e ambiciosa, apoiada por recursos financeiros significativos.

Eixo 1: Proteger os jovens do tabagismo
O primeiro eixo visa dar continuidade e ampliar o trabalho realizado nos últimos 10 anos para tornar o tabaco menos atrativo e menos acessível.

Principais medidas:

Eixo 2: Apoiar os fumadores, especialmente os mais vulneráveis
Este segundo eixo visa fortalecer os sistemas existentes e direcionar os fumantes para essas soluções para ajudá-los em seus esforços para parar de fumar.

Medidas principais:

Eixo 3: Proteger o nosso ambiente da poluição relacionada com o tabaco
O objetivo deste eixo é combater o tabagismo passivo e os efeitos nocivos do tabaco no meio ambiente.

Principais medidas:

Eixo 4: Transformar a indústria do tabaco e combater o tráfico
Este eixo visa apoiar a transição da nossa economia para a cessação do tabagismo.

Principais medidas:

Eixo 5: Melhorar o conhecimento dos perigos associados ao tabaco e intervenções relevantes
Graças à alavanca da investigação, na qual este eixo se centra, o conhecimento sobre os perigos ligados ao tabaco será melhorado e permitirá uma melhor compreensão e antecipação dos desenvolvimentos ligados ao mercado do tabaco.

Principais medidas:

Segundo o Governo, a França contabiliza 12 milhões de fumadores diários e 75 mil mortes por ano. 

Segundo a OMS, o uso do tabaco é a causa de morte mais evitável em todo o mundo e atualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos em todo o mundo (Freepik)

Causa de morte mais evitável 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso do tabaco é a causa de morte mais evitável em todo o mundo e atualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos em todo o mundo. 

“O impacto nocivo da indústria do tabaco no meio ambiente é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos já escassos recursos e ecossistemas frágeis do planeta. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos e destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, por meio do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo”.

Acesse a página do Dia Mundial Sem Tabaco>>

Acesse o Programa Nacional de Controle do Tabaco 2023-2027 da França>>