Logo Agência Cidades

Escola Que Protege!

Na escola, toda ameaça deve ser levada a sério

Ministério da Educação disponibiliza materiais de orientação sobre segurança e recomenda que gestores e professores façam ações nas escolas para prevenção em caso de ameaça extrema

10 AGO 2025 - 12H00 • Por Wilson Lopes
O MEC ressalta que a escola é um espaço de todos e que cada atitude conta para torná-la mais segura, acolhedora e justa - Freepik

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), reforça para os gestores das redes de ensino a importância de dar visibilidade às recomendações de segurança no ambiente escolar. 

A pasta disponibiliza em seu portal material com recomendações para proteção e segurança em caso de ameaça de ataque, além de incentivar que as escolas desenvolvam iniciativas de convivência, escuta ativa e diálogo com estudantes. O MEC ressalta que a escola é um espaço de todos e que cada atitude conta para torná-la mais segura, acolhedora e justa.  

O ‘Cartaz de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar’ salienta que toda ameaça deve ser levada a sério, ainda que pareça vaga, e comunicada pelos canais oficiais. Entre eles, estão o Portal Escola Segura; o WhatsApp, disponibilizado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), no telefone (61) 99961-0110; e o Disque 100, disponível 24 horas e de forma sigilosa. Também há atendimento em libras. 

Nos casos de ameaça, é recomendado informar à direção da escola e aos órgãos locais de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil ou Guarda Municipal. O MEC orienta que não compartilhem o conteúdo da ameaça em grupos de familiares ou professores antes de comunicar às autoridades. Nenhuma imagem, áudio ou print deve ser encaminhado à comunidade escolar, para evitar pânico e desinformação. 

Caso a escola tenha um plano de contingência, os protocolos de emergência deverão ser ativados imediatamente, como a comunicação com as famílias, o recolhimento de estudantes e, caso necessário, o cancelamento das aulas. Também é importante oferecer acolhimento e apoio psicossocial aos estudantes e familiares, pela própria escola ou pela rede local de assistência social e saúde mental. 

Ambienteescolar seguro

O ‘Programa Escola que Protege (Proep)’ é uma estratégia nacional que articula ações pedagógicas, formação continuada de profissionais da educação, apoio psicossocial, valorização da diversidade e fomento às práticas restaurativas e à cultura de paz. O programa busca promover um ambiente escolar seguro, respeitoso e inclusivo por meio de ações articuladas de prevenção, enfrentamento e resposta à violência nas escolas.

A adesão voluntária dos estados, dos municípios e do Distrito Federal é condição fundamental para que as iniciativas previstas sejam implementadas de forma capilarizada e sensível às realidades locais, pois são estruturadas a partir da colaboração entre os entes federativos.

O Proep também atua no apoio à reconstrução da comunidade escolar em casos de violência extrema. Para isso, o programa oferece apoio técnico e financeiro, formações, materiais pedagógicos e assessoramento à comunidade escolar atingida.

O MEC coordena nacionalmente o Proep, garantindo assistência técnica financeira a estados e municípios, por meio da promoção deformações e do apoio às ações intersetoriais em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o MDHC.

Com informações do Ministério da Educação. 
@mineducacao

Acesse o Programa Escola que Protege>>

Acesse o Cartaz de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar>>

Acesse os materiais com recomendações para proteção e segurança em caso de ameaça de ataque nas escolas>>