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ICMBio deixa suas pegadas na areia

Instituto Chico Mendes lança catálogo com logomarcas de unidades de conservação, centros de pesquisa, programas e projetos do instituto

20 AGO 2025 - 14H24 • Por Wilson Lopes
O catálogo evidencia a riqueza e a diversidade dos trabalhos realizados pelo ICMBio em todo o território nacional, como no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás - Fernando Tatagiba/Acervo ICMBio
Além das marcas das unidades de conservação, o catálogo traz também os logos dos centros de pesquisa, planos de ação, programas, projetos, sistemas e eventos do Instituto

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou a terceira edição do Catálogo de Marcas do ICMBio, uma publicação elaborada para servir de referência, inspiração e registro histórico das atividades do instituto. 

As marcas estão classificadas pelas categorias do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O catálogo traz também as pegadas da Rede Trilhas, política pública desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério do Turismo e ICMBio.

O catálogo evidencia a riqueza e a diversidade dos trabalhos realizados pelo ICMBio em todo o território nacional. Colorido e repleto de imagens, proporciona uma leitura leve e dinâmica, despertando o interesse pela variedade de ilustrações e informações apresentadas. 

Nesta edição, observa-se que, das 344 Unidades de Conservação Federais, 106 já possuem logomarca conforme o padrão estabelecido em fevereiro de 2024. Outras 99 necessitam de ajustes para atender ao modelo, e 139 ainda não possuem marca criada. 

Além das marcas das unidades de conservação, o catálogo traz também os logos dos centros de pesquisa, planos de ação, programas, projetos, sistemas e eventos do Instituto. Também estão presentes as marcas comemorativas e um capítulo com as pegadas da Rede Brasileira de Trilhas reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.  

A publicação faz parte dos esforços do Instituto para melhorar a imagem da instituição e difundir o padrão de marcas. A ação está relacionada ao objetivo de “estruturar e aprimorar a comunicação e a informação institucional”, conforme o planejamento estratégico do Instituto para o período de 2025/2027.

Com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
@icmbio

Acesse o Catálogo de Marcas do ICMBio>>