Movimento industrial cria plataforma para disseminar práticas sustentáveis
SB COP reúne projetos e iniciativas da indústria que contribuem com a agenda climática, transição energética, bioeconomia e soluções baseadas na natureza que tornam as cidades sustentáveis
26 AGO 2025 - 10H15 • Por Wilson LopesUma iniciativa liderada pela indústria brasileira deve aumentar a participação do setor privado na COP30, marcada para 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará. Criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a COP de Negócios Sustentáveis, ou Sustainable Business COP30 (SB COP), buscará boas práticas e casos de sucesso, entre mais de 40 milhões de empresas de 60 países participantes, para multiplicá-los.
A iniciativa está alinhada à governança da COP 30 e busca fortalecer o diálogo entre empresas e governos para influenciar políticas públicas e regulatórias, a partir de propostas empresariais de incentivos à descarbonização e à inovação sustentável, garantir a representatividade do setor privado na agenda climática, considerando a geração de insights e recomendações para o posicionamento do Brasil na COP, bem como criar um canal estruturado de colaboração público-privada, garantindo que o setor empresarial seja um parceiro estratégico na implementação dos compromissos climáticos do país.
A SB COP é estruturada em oito grupos de trabalho:
- Transição Energética
- Economia Circular e Materiais
- Bioeconomia
- Sistemas Alimentares
- Cidades Sustentáveis
- Financiamento e Investimentos para a Transição
- Habilidades Verdes
- Soluções baseadas na natureza
“A SB COP já nasce conectada com instâncias internacionais: agora, fazemos parte da Marrakech Partnership, plataforma da ONU que articula ações para acelerar a implementação do Acordo de Paris. Isso fortalece o papel do setor privado e dá continuidade ao legado de engajamento da indústria nas COP”, afirmou Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.
A chamada pública da SB COP para submissão de projetos que colaborem com os compromissos climáticos globais está aberta. As propostas devem se enquadrar nas áreas prioritárias e demonstrar o papel do setor privado na condução dos esforços de implementação rumo a uma economia de baixo carbono.
Com informações de Cristina Índio do Brasil, Agência Brasil; Letícia Carvalho, Agência de Notícias da Indústria.
@cop30nobrasil @cnibr @prefeiturarp @niteroipref
Acesse a plataforma da SB COP>>
Assista ao vídeo da SB COP>>