Logo Agência Cidades

Mãos na terra

2.279 municípios estão interessados em prover a educação do campo, das águas e das florestas

Novo Pronacampo pretende garantir a oferta, a permanência e o protagonismo da sociedade civil e dos movimentos sociais que representam a educação nas populações do campo

2 OUT 2025 - 15H47 • Por Wilson Lopes
Escola Pedro Arestides da Silva, localizada no Sítio Alazão, Zona Rural de Arapiraca, em Alagoas, reformada e ampliada para oferecer qualidade de ensino  - Leandro Dokarmo/Prefeitura Arapiraca (AL)

A Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo), que tem o objetivo de ampliar, qualificar e garantir a oferta, o acesso e a permanência na modalidade da educação do campo aos povos do campo, das águas e das florestas, já conta com a adesão de escolas em 2.279 municípios de todo o Brasil.

Instituído pela Portaria nº 538/2025, o Novo Pronacampo busca a ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e da educação superior; a melhoria da infraestrutura das escolas; a formação inicial e continuada de professores; e a disponibilização de material específico aos estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino.   

Entre as metas da política, estão: a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de educação dos povos pelos entes federados e no sistema de governança popular; e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo, conforme a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.      

Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, no povoado Gruta d’Água, zona rural de Arapiraca, Alagoas, referência em educação do campo, com destaque para o Programa Agroecológico Integrado e Sustentável – Pais (Prefeitura Arapiraca/AL)

Nordeste lidera

Conforme levantamento do Ministério da Educação (MEC), o Nordeste fechou o mês de setembro como a região com o maior número de municípios que aderiram ao Novo Pronacampo, com participação de 73,5% (1.283) das redes municipais elegíveis. O estado nordestino com o maior percentual de adesão municipal é a Paraíba, com 95,8%. Já o estado com maior percentual nacional de municípios que assinaram o termo de adesão à política é o Acre, com 100% dos municípios elegíveis.  

A região Sul é a que tem o menor índice de adesão de municípios, com 26,3%. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste (33,8%); Sudeste (35,9%); e Norte (62,8%).  

São Paulo é o estado com o índice de adesão mais baixo. Apenas 19,7% das redes municipais já aderiram à política. Vale ressaltar que o levantamento considera apenas os municípios brasileiros que possuem escolas do campo e que, portanto, podem aderir à política, totalizando 4.489. Os dados podem ser acessados por meio do painel de monitoramento da adesão à política.  

Adesão até 5 de outubro 

A adesão ao Novo Pronacampo segue aberta até o dia 5 de outubro e é voluntária, por meio da assinatura de termo de adesão no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores no preenchimento da adesão, o MEC elaborou um Guia de Navegação.  

Responsável pela coordenação da política, o MEC realizou, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um encontro on-line para incentivar estados e municípios a realizarem a adesão, além de tirar dúvidas e esclarecer os benefícios do Novo Pronacampo.

Fonte: Painel de monitoramento da adesão à política

Com informações do Ministério da Educação (MEC).
@mineducacao @prefeituradearapiraca

Acesse a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo)>>

Acesse o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec)>>