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Descubra a Favela

Guia leva turistas para experiências empreendedoras em seis favelas do Rio

Publicação se propõe a promover a economia criativa e o protagonismo empreendedor de moradores de seis favelas da zona sul do Rio de Janeiro

5 OUT 2025 - 15H24 • Por Alice Rodrigues e Gilberto Costa, Agência Brasil.
Disponível gratuitamente na internet, a publicação apresenta experiências turísticas em seis favelas da zona sul do Rio de Janeiro: Babilônia, Vidigal, Rocinha, Pavão Pavãozinho, Dona Marta e Providência
O guia foi criado pelo Instituto Aupaba, e é publicado no contexto em que o empreendedorismo é marca registrada das comunidades cariocas

Um convite a enxergar o Rio de Janeiro por uma nova lente que revela as potências vivas das favelas e o valor de suas histórias é o que propõe o guia 'Descubra a Favela - Um guia para viver as favelas de dentro'. Produzido pelo Instituto Aupaba, ele nasce do encontro entre memória, cultura e comunidade, trazendo dicas de lugares, experiências e iniciativas que transformam cada visita em um gesto de conexão e respeito.

Entre o mar e o morro, o guia conduz o visitante a mirantes que inspiram o olhar, cozinhas que guardam o sabor da comunidade, projetos sociais que semeiam futuros e manifestações culturais que afirmam identidades.

Disponível gratuitamente na internet, a publicação apresenta experiências turísticas em seis favelas da zona sul do Rio de Janeiro: Babilônia, Vidigal, Rocinha, Pavão Pavãozinho, Dona Marta e Providência.

Transformação social

Entre os negócios mapeados pelo guia está o coletivo Nós do Crochê, projeto de capacitação profissional para mulheres na Rocinha. Dayanne Albuquerque, assistente administrativa do grupo, celebra a visibilidade proporcionada pela publicação.

"Estar presente em um projeto como esse amplia a nossa visibilidade, conecta o nosso trabalho a um público mais diverso e fortalece a valorização das iniciativas que nascem dentro das comunidades. O guia nos ajuda a mostrar que o crochê vai muito além de um produto: ele carrega histórias, afeto e a transformação social que vivemos todos os dias no ateliê", descreve.

Também é destaque no guia o projeto Favela Orgânica, criado pela chef Regina Tchelly há 14 anos. A atividade promove o consumo consciente e a redução do desperdício de alimentos nas comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, além de prestar serviços em outros estados e países.

A Rocinha se destaca culturalmente pelo funk, batucadas, danças e arte urbana, como grafites e murais

Participação coletiva

O guia foi criado pelo Instituto Aupaba, e é publicado no contexto em que o empreendedorismo é marca registrada das comunidades cariocas. Segundo pesquisa do Instituto Data Favela (2023), cerca de 40% dos moradores de favelas possuem pequenos empreendimentos próprios.

"A força do empreendedorismo das favelas também coloca o carioca como parte desse contexto de consumo, de participação coletiva, onde todos são convidados a frequentar as favelas na medida em que esses serviços são interessantes de serem consumidos e reconhecidos, tanto quanto o asfalto", destaca Luciana de Lamare, presidente e cofundadora do Instituto Aupaba.

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção do turismo como ferramenta de transformação social e econômica. Para Lamare, o guia funciona como instrumento de integração urbana e ferramenta de escuta para políticas públicas.

"A ideia é gerar maior integração entre o que está acontecendo na favela e o que está acontecendo no asfalto, e melhorar a percepção do microempreendedor num contexto comunitário. Na medida em que mapeamos as necessidades, conseguimos fazer um advocacy [mobilização em defesa de uma causa] a partir dessa escuta, do que eles precisam, e não do que a gente acha que eles precisam", assegura.

´Descubra a Favela - Um guia para viver as favelas de dentro´ atende a públicos do Brasil e do exterior, pode ser lido em português, inglês e espanhol.

Acesse o guia Descubra a Favela - Um guia para viver as favelas de dentro>>

@institutoaupaba