Governo seleciona 50 municípios para receber assessoria técnica para adaptação climática
Projeto AdaptAÇÃO auxilia cidades no aprimoramento de instrumentos de política urbana para enfrentar os desafios impostos pela crise climática
16 OUT 2025 - 16H33 • Por Wilson LopesOs municípios brasileiros têm até o dia 21 de outubro para participar do Projeto AdaptAÇÃO, iniciativa que busca fortalecer a capacidade local de enfrentar os desafios impostos pela crise climática.
Serão selecionadas 50 propostas de cidades e consórcios públicos que receberão apoio técnico do Ministério das Cidades para planejar melhor seus territórios e promover um desenvolvimento urbano mais resiliente e sustentável.
Fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, do Ministério das Cidades, e a UFRJ, por meio do IPPUR e do Observatório das Metrópoles, o projeto oferece assessoria especializada para aprimorar instrumentos de política urbana, como zoneamento, regularização fundiária e estudos de impacto de vizinhança. O objetivo é transformar conhecimento técnico em ações concretas que melhorem o cotidiano das pessoas nas cidades.
O AdaptAÇÃO também se destaca por promover inclusão e diversidade. O edital valoriza a presença de mulheres, especialmente negras e indígenas, em posições de liderança, e leva em conta indicadores sociais, ambientais e regionais para garantir equilíbrio e representatividade na seleção. A ideia é que o enfrentamento às mudanças climáticas comece pelas pessoas e pelos territórios mais vulneráveis.
Além da seleção dos municípios, o projeto pretende deixar um legado de aprendizado e cooperação. Serão produzidos guias metodológicos, materiais de formação para gestores e um repositório de experiências municipais, criando uma rede de conhecimento sobre adaptação urbana.
A assessoria técnica visa propor ou revisar normativos destinados à implementação de um ou mais instrumentos da política urbana com vistas à adaptação climática, dentre as opções:
- a) Direito de preempção;
- b) Estudo de impacto de vizinhança - EIV;
- c) Operação urbana consorciada - OUC;
- d) Parcelamento do solo urbano;
- e) Parcelamento, edificação ou utilização compulsória - PEUC;
- f) Projeto específico de expansão urbana – PEEU
- g) Regularização fundiária de interesse social - Reurb-S;
- h) Transferência do direito de construir – TDC;
- i) Zoneamento especial de interesse social - ZEIS; e
- j) Zoneamento e macrozoneamento.
Com informações do Ministério das Cidades.
@ministeriocidades @prefriobranco
Acesse a ficha de inscrição para Seleção Pública - Projeto AdaptAÇÃO>>
Acesse o EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA - SNDUM - nº 03/2025 PROJETO ADAPTAÇÃO>>