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20, 21 e 22/03

MotoGP 2026 em Goiânia já tem 50 mil ingressos vendidos

Com ingressos de R$ 784 a 5.518, única cidade da América Latina na temporada, capital de Goiás espera receber 200 mil pessoas

12 DEZ 2025 - 15H24 • Por Wilson Lopes
O Governo de Goiás está promovendo uma intensa reforma no autódromo, que contempla obras na pista, áreas de escape, muretas de contenção, guardrails, barreiras de pneus, áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico - Cristiano Borges

Goiânia, capital de Goiás, será a única cidade da América Latina a sediar uma etapa da 78ª temporada do Campeonato Mundial de Corridas de Rua (MotoGP 2026). A ‘fórmula 1’ das corridas de motos contará com 22 Grandes Prêmios em 18 países, contemplando cinco continentes.

Segundo o calendário da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Goiânia receberá a segunda etapa, dias 20, 21 e 22/03, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A capital não recebia a categoria há 37 anos.

Em 2024, o campeonato foi vencido pelo espanhol Jorge Martín com a Prima Pramac Racing, tornando-se o primeiro piloto de equipe independente a vencer o título da classe principal na era da MotoGP. A temporada de 2025 foi vencida por outro espanhol, Marc Márquez, da Ducati Lenovo Team.

A MotoGP 2026 contará com 22 pilotos de cinco construtoras, que utilizam motores de 1000cc: Aprilia (4), Ducati (6), Honda (4), KTM (4), Yamaha (4). Entre eles está o paulista Diogo Moreira, de 21 anos, que corre pela Honda LCR.

A MotoGP 2026 contará com 22 pilotos de cinco construtoras (Secom/GO)

Para a FIM, o retorno ao Brasil “coloca a MotoGP em um dos maiores mercados do mundo e a cidade de Goiânia sempre promoveu eventos emblemáticos e vibrantes”. 

Goiânia já sediou anteriormente o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP entre os anos de 1987 e 1989. São Paulo também já foi casa do evento em 1992. O último período da competição no Brasil ocorreu entre 1995 e 2004, no Rio de Janeiro.

A pista, com 3,835 km e 12 curvas, conta com uma reta de 1.100 metros, que foi alargada de 12 para 15 metros, onde os pilotos podem alcançar a velocidade de até 376 km/h (Cristiano Borges)

Reforma em alta velocidade

Para receber a prova, o Governo de Goiás está promovendo uma intensa reforma e modernização no autódromo, que contempla obras na pista, áreas de escape (caixas de brita serão ampliadas), muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus, visando proporcionar segurança máxima aos pilotos. As áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle também estão sendo reformadas. Outro ponto de melhoria foi a área médica, que recebeu uma estrutura oito vezes maior.

“Estamos utilizando materiais de maior durabilidade para competições. Já frisamos toda a pista para depois aplicar a camada do novo pavimento e já realizamos toda a terraplanagem para a implementação das caixas de brita”, ressaltou o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, responsável pelo projeto, ao detalhar o andamento da obra.

Em vistoria às obras (19/10), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que o cronograma já está com 60,2% de realização (a previsão era de 55% na data). Os trabalhos seguem em duas frentes, com intervenções de obras civis e também específicas para a pista, buscando modernizar as instalações para garantir conforto e segurança para os pilotos e o público. 

Ao final da obra, a praça esportiva será homologada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e, com isso, poderá receber qualquer competição internacional.

Melhor traçado do Brasil

O traçado do autódromo de Goiânia é reconhecido como um dos melhores do Brasil para competições de motovelocidade. A pista, com 3,835 km e 12 curvas, conta com uma reta de 1.100 metros, alargada de 12 para 15 metros, onde os pilotos podem alcançar a velocidade de até 376 km/h.

O administrador do autódromo e ex-piloto Roberto Boettcher, afirmou que hoje as motos e os carros já alcançam 350 km por hora. “Depois da reforma, vamos ter um autódromo à altura de receber até 400 km por hora”, afirmou. 

Para isso, a camada asfáltica está sendo totalmente trocada. A pista de corrida receberá asfalto tipo ‘Gap-Graded’, um material de alto desempenho para garantir mais velocidade, com excelência de pavimento, nivelamento e escoamento de água. O material asfáltico, em razão do calor de Goiânia, também recebe componentes específicos para altas temperaturas, afirmou o arquiteto e urbanista especializado em projeto e manutenção de circuitos automobilísticos, Carlos Wieck, responsável pela execução da obra. 

Plano operacional de mobilidade

Com a expectativa de que mais de 200 mil pessoas circulem pela capital durante o período da competição, o Governo de Goiás apresentou o Plano Operacional de Transporte e Trânsito para a MotoGP 2026. Elaborado pela empresa Oficina Consultores, em parceria com a Redemob, o estudo reúne ações para assegurar mobilidade urbana, segurança e conforto ao público. 

O relatório aponta um conjunto de intervenções urbanas no entorno do Autódromo de Goiânia, incluindo adequações de infraestrutura, reforço na sinalização e oferta de transporte especial.

A chegada ao Autódromo será permitida apenas por moto ou ônibus; veículos particulares estarão proibidos, a fim de evitar congestionamentos. Para atender o público, a Redemob ofertará linhas exclusivas para o Autódromo, partindo dos Terminais Isidória, Praça da Bíblia e Paulo Garcia. A frota especial será movida a biometano, combustível 90% menos poluente que o diesel. Pontos provisórios de embarque e desembarque serão criados para o transporte coletivo durante os três dias do evento.

A orientação é que os frequentadores deixem seus veículos nessas regiões e completem o trajeto de ônibus. Serão disponibilizados também “bolsões de estacionamento” com cerca de 10 mil vagas distribuídas entre o Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, e o Paço Municipal, no Park Lozandes. 

O Plano de Intervenções de Trânsito será executado pelo Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. As ações incluem reforço na sinalização e recapeamento das vias.

Plataforma digital com gastronomia, lazer, compras e atrações

Com expectativa de forte impacto econômico, o Governo de Goiás elaborou, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), um plano de trabalho voltado à exploração do potencial dos setores de comércio e serviços. 

Entre as iniciativas em estudo está uma plataforma digital para apresentar aos turistas opções de gastronomia, lazer, compras e atrações culturais. Também estão sendo ofertadas capacitações para profissionais que atuarão no atendimento ao público. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), abriu 100 vagas gratuitas em cursos voltados ao turismo. Também está prevista a instalação de uma Delegacia do Turista, com servidores bilíngues.

4 mil empregos

Estudo do Instituto Mauro Borges (IMB) indica que a realização do MotoGP movimentará, na economia goiana, cerca de R$ 868 milhões, com previsão de geração de R$ 130 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A expectativa é que sejam gerados ao menos 4 mil empregos, além de aquecer toda a cadeia de negócios em torno da corrida, o chamado trade turístico. A projeção aponta que o evento deve atrair mais de 150 mil pessoas, sendo 12% do exterior e 32% de outros estados, impactando principalmente os setores de transporte, hotelaria, comércio de produtos alimentícios e bebidas, e atividades de publicidade, televisão e cinematografia. 

MotoGP em Goiás em números 

50 mil ingressos vendidos

Ao todo, 50 mil ingressos já foram vendidos, sendo 78% destinados a visitantes de outros estados e do exterior. Os preços variam de $ 145 a $ 1020 (R$ 784 a 5.518). 

Site da venda de ingressos da MotoGP

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás.

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