Transporte aéreo decola em busca de recorde de 130 milhões de passageiros
Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, voltará a operar voos internacionais na América do Sul e receberá R$ 2,5 bilhões em obras de ampliação e modernização
25 DEZ 2025 - 11H12 • Por Wilson LopesO transporte aéreo movimentou mais de 117 milhões de passageiros entre janeiro e novembro de 2025, um número 9,3% superior ao registrado no mesmo período de 2024. O número de assentos comercializados em voos domésticos (91,9 milhões) cresceu 8% sobre os números do ano passado. O aumento foi ainda maior (13,6%) no número de passageiros de voos internacionais, que atingiu 25,8 milhões até novembro.
Os números são do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Segundo previsão da pasta, o número de passageiros do transporte aéreo no país deve fechar o ano com um recorde de 130 milhões de pessoas, ultrapassando pela primeira vez os valores pré-pandemia.
Os países com maior movimentação de passageiros com o Brasil em 2025 foram Argentina (4,3 milhões), Estados Unidos (4,2 milhões), Chile (3,1 milhões) e Portugal (2,6 milhões).
- Siga a Agência Cidades no Instagram>>
- Siga a Agência Cidades no Facebook>>
Ao todo, 29% dos voos internacionais passam por Guarulhos (14,9 milhões de passageiros, considerando origem e destino) e 10% pelo Galeão (5 milhões). Florianópolis (com 1 milhão de passageiros), Campinas (990 mil) e Brasília (790 mil) fecham o grupo dos cinco aeroportos internacionais mais movimentados do país.
Nos voos domésticos, a relação dos aeroportos mais movimentados (considerando passageiros com origem ou destino nestes aeroportos) é Guarulhos (27 milhões), Congonhas (21,8 milhões), Brasília (14 milhões), Confins (11 milhões) e Galeão (10,7 milhões).
Congonhas recebe aval para voos internacionais
A concessionária Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, informou que a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, deu parecer favorável ao pedido para que o aeroporto volte a operar voos internacionais.
A proposta da Aena prevê a operação de voos regulares de passageiros, com foco em rotas de curta e média distância na América do Sul.
De acordo com a concessionária, a solicitação está integrada ao projeto de ampliação e modernização do aeroporto, que conta com investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões. As obras, segundo a Aena, estão em andamento e dentro do cronograma previsto.
A concessionária trabalha com a expectativa de que a operação internacional tenha início a partir de 2028, concomitante com a entrega do novo terminal do aeroporto.
A concessionária terá ainda de obter autorizações dos demais órgãos de controle de fronteira (Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro e Receita Federal) e, em seguida, protocolar processo formal junto à Anac, órgão responsável pela análise final e pela eventual designação do aeroporto como internacional.
Modernização do terminal
As obras no aeroporto fazem parte de um programa de modernização, que envolve ampliação de áreas de embarque e desembarque, melhorias na infraestrutura, maior acessibilidade e integração com transporte público, garantindo eficiência e comodidade para os milhões de passageiros que utilizam o terminal diariamente.
O diretor executivo do Aeroporto de Congonhas, Cléber Meira, explicou que a modernização inclui a ampliação de duas salas VIP, oferecendo aos passageiros espaços mais amplos para descanso e maior conforto durante a circulação pelo terminal.
A mobilidade urbana no aeroporto também está passando por uma ampla reorganização para facilitar o acesso e a circulação de veículos. Entre as mudanças, o edifício-garagem será transformado em uma praça de desembarque para aplicativos de transporte, enquanto os táxis passarão a operar no subsolo. Além disso, a integração com a estação de metrô próxima à entrada do terminal permitirá maior agilidade na chegada e saída dos passageiros, solucionando problemas recorrentes de congestionamento.
Congonhas é um dos aeroportos mais movimentados do país, com cerca de 80 mil passageiros diariamente, e as melhorias visam atender à crescente demanda com mais eficiência e segurança.
Com informações do Ministério de Portos e Aeroportos; Bruno Bocchini, Agência Brasil.
@mporoficial @oficialanacbr @aenabrasil @policiafederal @anvisaoficial @receita_federal
Acesse o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)>>
Saiba Mais
- Turismo é o 'vilão' das emissões de gases do efeito estufa
- O voo atrasou ou foi cancelado? Veja quais são seus direitos
- Turismo no Brasil é a maior aventura do mundo