Sertãozinho plantou uma árvore para cada 20 habitantes em 2025
Município paulista plantou 6.532 mudas nativas por toda a cidade e caminha para se tornar a cidade mais verde do país
19 JAN 2026 - 16H12 • Por Wilson LopesA cidade de Sertãozinho, distante 335 km de São Paulo, acaba de ser promovida de Município de Interesse Turístico para Estância Turística (Lei Estadual nº 18.379, 23/12/2025).
A nova classificação possibilita ao município receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), destinados exclusivamente a investimentos em infraestrutura, qualificação, promoção e fortalecimento do turismo. Além do aporte financeiro, o título consolida o turismo como política pública estratégica, com planejamento de longo prazo, valorização da identidade cultural e histórica, integração regional e melhoria contínua da experiência oferecida aos visitantes.
Sertãozinho conta, atualmente, com mais de 80 equipamentos turísticos, entre públicos e privados, como o Parque do Cristo Salvador, o Parque Ecológico, o Museu da Cana, além de ser reconhecida internacionalmente pelo turismo de agronegócios, com destaque para a Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial de bioenergia, realizada anualmente no município.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade apresenta 99,29% de domicílios com esgotamento sanitário adequado (6ª posição do Estado e 8ª do Brasil).
Sertãozinho também ocupa a segunda posição nacional com 97,5% dos moradores residentes em domicílios com trechos de vias com arborização, atrás apenas de Birigui (SP), com 98,4%, segundo o Censo Demográfico 2022 - Características urbanísticas do entorno dos domicílios (IBGE/2022).
Brotando o primeiro lugar
Mas a cidade caminha a passos largos para ocupar a primeira posição como a cidade mais verde do Brasil. Conforme a prefeitura local, foram plantadas 6.532 mudas de árvores por toda a cidade em 2025.
O número surpreende pelo tamanho da cidade. É como se a prefeitura plantasse uma árvore para cada 20 habitantes (132.176 pessoas, IBGE/25) em apenas um ano.
Segundo a prefeitura, o plantio melhora a qualidade do ar, reduz a temperatura, promove bem-estar e valoriza a cidade. O processo de plantio conta com o suporte técnico do Viveiro Municipal, responsável pelo fornecimento de mudas adequadas ao ambiente urbano e pela orientação à população. Entre as espécies plantadas, há mudas de ipês (com floradas nas cores rosa, branca, amarela e roxa), pau-formiga, embaúba, jatobá, dedaleiro e araribá, entre outras.
Aos cidadãos interessados em ampliar o plantio em suas residências, a Prefeitura de Sertãozinho disponibiliza gratuitamente mudas de árvores, de acordo com a necessidade de cada plantio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3491-3366.
SP Carbono Zero
Sertãozinho recebeu do Governo do Estado de São Paulo o selo de Menção Honrosa no Programa ‘SP Carbono Zero’. A certificação reconhece os esforços do município na realização de boas práticas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
O Compromisso SP Carbono Zero 2050, lançado pelo governo paulista, visa incentivar programas e ações que auxiliem na descarbonização e na adaptação às mudanças climáticas. O reconhecimento estadual confirma que o município está adotando políticas públicas ambientais como o incentivo à arborização urbana, promoção do descarte correto de resíduos e fomento ao uso de energias limpas.
Com informações da Prefeitura de Sertãozinho (SP).
@prefeiturasertaozinho
Acesse o Ranking Resumido de Sertãozinho>>
Acesse o Censo Demográfico 2022 - Características urbanísticas do entorno dos domicílios (IBGE/2022)>>
Saiba Mais
- 20 cidades brasileiras recebem título de 'Cidade Árvore' do mundo
- Programa 'Cidades Verdes Resilientes' propõe enfrentamento à mudança do clima
- Birigui (SP) é a cidade mais arborizada do Brasil; Campo Grande lidera entre as capitais