Logo Agência Cidades

American dream...

EUA suspendem vistos de imigração de 75 países, incluindo o Brasil

Medida do governo de Donald Trump não se aplica a vistos da categoria de trabalho ou turismo

15 JAN 2026 - 09H48 • Por Wilson Lopes
O Departamento de Estado dos Estados Unidos informou ter revogado mais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado - Freepik

Os Estados Unidos (EUA) suspenderam, por tempo indeterminado, a concessão de vistos para imigrantes de 75 países, incluindo o Brasil. A medida começa a valer a partir de 21 de janeiro. 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não se pronunciou sobre o congelamento. O governo de Donald Trump não cita mudanças nos vistos para turismo. O comunicado oficial da Embaixada dos EUA no Brasil diz o seguinte:

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrante de 75 países cujos migrantes recorrem a programas de assistência social pagos pelo povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano.

A medida afeta dezenas de países — incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia — cujos imigrantes frequentemente se tornam encargos para os cofres públicos dos EUA logo após a chegada.

Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada. A Administração Trump sempre colocará os EUA em primeiro lugar.”

Recentemente, o Departamento de Estado dos Estados Unidos informou ter revogado mais de 100.000 vistos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no ano passado.

A medida começa a valer a partir de 21 de janeiro de 2026 (Freepik)

Confira a lista dos 75 países afetados pela suspensão dos vistos:

Com informações da Agência Brasil.
@itamaratygovbr @embaixadaeua