Logo Agência Cidades

Municipalismo

1ª eleição do século define novo presidente da CNM

Após décadas sem concorrência, eleição promete acabar com o cheiro de naftalina da Confederação Nacional de Municípios

21 FEV 2024 - 16H36 • Por Wilson Lopes
A última disputa no voto na CNM foi no século passado, em 1996, quando nem urna eletrônica ainda existia

Depois de 27 anos no cargo de presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS) Paulo Ziulkoski volta a enfrentar as urnas que tanto evitou. Dessa vez, nem mesmo as seguidas mudanças no Estatuto para dificultar o registro de chapas concorrentes prolongará a sua ‘presidência secular’.

Uma frente ampla, com o apoio de 13 federações estaduais e dezenas de associações microrregionais, conseguiu, mesmo com apenas quatro dias úteis para trabalhar, reunir as assinaturas necessárias para registrar a chapa ‘CNM com Renovação’.

Para se ter uma noção do tamanho do feito, a última disputa no voto na CNM foi no século passado, em 1996, quando nem urna eletrônica ainda existia. 

A eleição ocorre dia 1º de março para os cargos do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais para a Gestão 2024/2027

Saiu da sombra

Julvan é reconhecido por sua ação em defesa da pauta municipalista

A chapa ‘CNM com Renovação’ tem na presidência Julvan Lacerda, delegado da Polícia Civil licenciado e ex-prefeito de Moema (MG) por dois mandatos (2013/2020). Reconhecido por sua ação em defesa da pauta municipalista, no seu currículo acumula dois mandatos na presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM – 2017/2022) e outros dois na vice-presidência da CNM.

Haroldo Naves liderou o movimento nacional que culminou com a composição da chapa

Liderado pelo prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, o movimento nacional que culminou com a composição da chapa ‘CNM com Renovação’ está empenhado em ampliar as conquistas da Entidade, que vem, com o passar dos anos, perdendo voz e relevância na defesa dos municípios. 

Haroldo Naves será o 1° Secretário da Chapa, cargo que compõe a Comissão Executiva da CNM. Outros dois prefeitos goianos integram a chapa: Carlão da Fox, prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), será o presidente do Conselho Fiscal; e Zé Diniz, prefeito de Abadiânia, estará na Coordenação Regional do Centro-Oeste. 

Mais informações: Eleições na CNM>