Logo Agência Cidades

Ruas verdes

Birigui (SP) é a cidade mais arborizada do Brasil; Campo Grande lidera entre as capitais

Estudo do IBGE considera arborização em áreas públicas para elaborar o ranking das cidades mais verdes do Brasil

4 MAI 2025 - 08H00 • Por Wilson Lopes
Alunos do Projeto Sementes do Bem realizam plantio de árvores nas praças Dr. Gama e James Mellor na cidade de Birigui, em São Paulo, a mais arborizada do Brasil - Prefeitura de Birigui (SP)

Quase 115 milhões de brasileiros moram em ruas com ao menos uma árvore. Essa é uma das conclusões da pesquisa 'Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios', divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados do Censo 2022. 

O número corresponde a 66% da população pesquisada, o que significa que, a cada três brasileiros, dois moravam em ruas arborizadas.

Dessas pessoas, 32,1% residiam em endereços que possuíam cinco árvores ou mais; 13,5%, em vias com três ou quatro árvores; e 20,4% em locais com duas árvores no máximo.

Mato Grosso do Sul (92,5%) é o único estado com percentual acima de 90%. As menores marcas ficaram com Sergipe (38,6%), Santa Catarina (41%), Acre (42,1%) e Amazonas (44,6%), sendo os dois últimos localizados no bioma Amazônia.

O IBGE considerou apenas arborização em áreas públicas, ou seja, excluiu da contagem árvore em quintal de casas, por exemplo. Como a metodologia é diferente da utilizada no Censo 2010, não houve comparação de dados.

A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios coletou dados sobre capacidade de circulação de vias, presença de pavimentação, calçadas, bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, rampa para cadeirantes, arborização e sinalização para bicicletas.

Cerca de 30 mil agentes coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas, delimitação que o IBGE chama de face de quadra. De forma simplificada, cada face pode ser entendida como um pedaço da quadra onde fica o domicílio, por exemplo, de uma esquina a outra. Isso significa que as árvores precisavam estar no trecho da rua em que os moradores residiam para serem consideradas.

São José (SC) é o município com mais de 100 mil habitantes com menor percentual de moradores em vias com arborização (15,1%), enquanto Maringá, o maior (98,6%). Das capitais se destaca Campo Grande (MS), com 91,4%.

"A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos. A redução da temperatura é uma consequência importante, diminuindo a incidência de ilhas de calor ao longo do tecido urbano. Ao integrar os resultados da pesquisa urbanística com práticas de arborização, os municípios podem criar ambientes urbanos mais sustentáveis e agradáveis, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes", frisa Novaes

Conheça as cidades mais e menos arborizadas do Brasil

Figueiras na Avenida Afonso Pena em Campo Grande, no Mato Grosso, a capital mais arborizada do Brasil (Prefeitura de Campo Grande)

Ciclovias

Os agentes censitários buscaram também informações relacionadas a um elemento que tem ligação direta com sustentabilidade: vias com sinalização para bicicletas.

Em todo o país, 3,3 milhões de moradores residem em vias nas quais há sinalização para bicicletas. Isso representa 1,9% da população pesquisada. Foram consideradas soluções como ciclovias, ciclofaixas, placas e pintura no chão.

Santa Catarina se destaca entre os estados, com o patamar de 5,2% dos moradores. As cinco concentrações urbanas com maiores índices são todas catarinenses: Joinville (11,2%), Jaraguá do Sul (9,8%), Itajaí - Balneário Camboriú (7,2%), Florianópolis (7,1%) e Blumenau (6,8%).

Com informações, Bruno de Freitas Moura, Agência Brasil; Vinícius Britto, Agência IBGE Notícias.

@ibgeoficial @prefcg @prefeituradebirigui @prefeituradesaojose @prefeiturasertaozinho @prefeiturademaringa @prefsdourados @prefeituralondrina @prefeituradeumuarama @pref.aracatuba @prefeituradeourinhos @prefeituradejahu @prefeituradeararaquara @prefeiturademarilia @prefeituradetoledo @prefeituradesinop @prefrondonopolis @prefeituradegoiania @cidadepalmas @curitiba_pmc @gov_df @prefpoa @prefeiturabh @cuiabaprefeitura @prefeitura.pvh @prefsp

Acesse o Censo Demográfico - Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios>>