50 cidades brasileiras participam do World Creativity Day 2026
No 'Ano da Criatividade no Brasil', ação incentiva governos, instituições de ensino e pesquisa e associações empresariais a investirem em iniciativas que conectam educação, cultura e inovação em prol do desenvolvimento sustentável
4 FEV 2026 - 08H33 • Por Wilson LopesReconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das maiores celebrações colaborativas de criatividade e inovação do planeta, o World Creativity Day (WCD) será realizado simultaneamente em 50 cidades brasileiras em 2026.
O projeto, que nasceu no Brasil, foi realizado em 67 cidades em 2025, reunindo 60.000 participantes diretos em quase 5 mil atividades organizadas por comunidades, ecossistemas criativos, empresas, universidades e governos, em ações como palestras, workshops e projetos de impacto social e cultural, construídos de forma colaborativa e gratuita.
Segundo os organizadores, o WCD não se trata apenas de promover cultura ou entretenimento, mas de construir novos modelos de desenvolvimento humano e econômico capazes de gerar resiliência, competitividade e prosperidade coletiva.
“Em um mundo marcado por transformações tecnológicas, climáticas e sociais cada vez mais aceleradas, a criatividade deixou de ser um atributo apenas individual para se tornar um ativo estratégico das cidades.”
Na prática, o WCD incentiva governos locais, instituições de ensino e pesquisa, associações empresariais e outros agentes que compreendem essa lógica a investir em iniciativas que conectam educação, inovação e cultura em torno de um propósito comum.
Também pretende: desenvolver lideranças criativas, inspirar pessoas a construírem projetos, cidades e negócios inovadores, promover a colaboração, fomentando ecossistemas e impactando positivamente comunidades para alavancar inclusão produtiva, empreendedorismo e soluções para problemas contemporâneos, com a moldura do desenvolvimento sustentável.
World Creativity Organization (WCO)
A World Creativity Organization (WCO) foi fundada no Brasil em 2024 para coordenar o WCD em escala global. A WCO articula a data reconhecida pela Resolução 71/284 da ONU, que proclamou 21 de abril como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’, reconhecendo a criatividade como recurso essencial para o desenvolvimento humano, social e econômico, garantindo que ela seja não apenas celebrada, mas transformada em plataforma de educação, certificação, conexão e construção de repertório.
É a WCO que habilita oficialmente as comunidades criativas de municípios interessados em participar, organiza processos de seleção de lideranças locais e conecta cada cidade a um ecossistema internacional de cooperação e aprendizado.
A Organização Mundial da Criatividade também declarou “2026 o Ano da Criatividade no Brasil, em celebração à potência criativa do país como ativo estratégico de desenvolvimento humano, econômico, cultural e ambiental.”
Benefícios para as cidades
Ao habilitar-se junto à WCO, cada município assume o compromisso de colocar a criatividade no centro de sua estratégia de futuro — uma decisão que impacta diretamente seus cidadãos, sua economia e sua reputação internacional.
A realização do World Creativity Day traz impactos mensuráveis tanto para as pessoas quanto para a economia local:
Desenvolvimento Humano
- Formação de lideranças locais em Liderança Criativa, com chancela internacional;
- Engajamento de comunidades em projetos de impacto social, cultural e educacional;
- Fortalecimento do capital social, da autoestima coletiva e da capacidade de colaboração.
Desenvolvimento Econômico
- Posicionamento estratégico como polo de criatividade e inovação;
- Atração de investimentos e parcerias em setores ligados à economia criativa;
- Valorização do turismo cultural e criativo, ampliando a economia local;
- Inclusão no Mapa Global da Criatividade, com visibilidade nacional e internacional.
“O Dia Mundial da Criatividade prova que a criatividade não é um discurso abstrato. Quando ela chega às cidades, mobiliza pessoas, gera aprendizado, conexão e soluções concretas”, afirma Lucas Foster, co-fundador e presidente da World Creativity Organization.
Participar do programa de liderança criativa e realizar o festival na cidade requer investimento de R$ 10.000,00 para cidades acima de 100 mil habitantes e de R$ 7.000,00 para municípios menores.
Cidades habilitadas para 2026
Centro-Oeste:
- Goiânia (GO)
- Brasília (DF)
- Cuiabá (MT)
Nordeste:
- Aracaju (SE)
- Camaçari (BA)
- João Pessoa (PB)
- Lauro de Freitas (BA)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- Teresina (PI)
- Vitória da Conquista (BA)
Norte:
- Altamira (PA)
- Ananindeua (PA)
- Belém (PA)
- Palmas (TO)
- Paragominas (PA)
- Porto Velho (RO)
- Santarém (PA)
Sudeste:
- Americana (SP)
- Angra dos Reis (RJ)
- Barra Mansa (RJ)
- Campinas (SP)
- Cubatão (SP)
- Duque de Caxias (RJ)
- Guaratinguetá (SP)
- Guarulhos (SP)
- Hortolândia (SP)
- Indaiatuba (SP)
- Jundiaí (SP)
- Nova Friburgo (RJ)
- Piracicaba (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Caetano do Sul (SP)
- São José do Rio Preto (SP)
- São Paulo (SP)
- Taubaté (SP)
Sul:
- Blumenau (SC)
- Campo Mourão (PR)
- Caxias do Sul (RS)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Jaraguá do Sul (SC)
- Palhoça (SC)
- Pelotas (RS)
- Penha (SC)
- Ponta Grossa (PR)
- Rio do Sul (SC)
- São Bento do Sul (SC)
- Timbó (SC)
Hub Goiás
Em Goiás, o epicentro do World Creativity Day (WCD) será o Hub Goiás, espaço público criado pelo Governo do Estado, gestado em parceria com o Porto Digital, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação, apoiando startups e empreendedores na criação e crescimento de negócios inovadores.
O Hub Goiás concentra programas de aceleração e incubação, capacitação e formação profissional, eventos de networking e conexão com investidores, além de espaços de coworking.
Em Goiás, o WCD será realizado nos dias 21, 22 e 23 de abril. As inscrições já estão abertas para voluntários, inspiradores e anfitriões até o dia 22 de fevereiro, pelo link: www.worldcreativityday.com/brazil.
Os voluntários são pessoas interessadas em aprender, colaborar e apoiar a produção do evento. Inspiradores são profissionais, criadores, educadores e artistas que desejam compartilhar conhecimentos, projetos e experiências gratuitamente. Anfitriões são os espaços públicos ou privados, como universidades, centros culturais, empresas, hubs de inovação, parques e equipamentos comunitários, que recebem atividades do festival.
“Em Goiás, queremos mobilizar voluntários, inspiradores, anfitriões e parceiros para construir um legado criativo que permaneça muito além dos dias do evento”, afirma a gerente de inovação do Hub Goiás, Karol Fernandes.
Rede de Cidades Criativas
Desde o seu lançamento em 2004, as Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) têm promovido ativamente a vida e a governança urbana centradas no ser humano, oferecendo uma ampla gama de atividades culturais e criativas aos seus cidadãos.
Atualmente, a Rede conta com 408 cidades em mais de 100 países nos campos da Arquitetura, Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
O Brasil conta com 16 cidades na Rede:
- Belo Horizonte, Paraty, Matosinhos, Belém e Florianópolis (Gastronomia);
- Fortaleza, Curitiba e Brasília (Design);
- Salvador e Recife (Música);
- Santos e Penedo (Cinema);
- João Pessoa (Artesanato e Artes Populares);
- Campina Grande (Artes Midiáticas);
- Rio de Janeiro (Literatura).
- São Paulo (Filme).
Com informações do World Creativity Day.
@worldcreativityday @worldcreativityorg @unesco @unescobrasil @hubgoias @karoll_fs
Acesse o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)
Acesse o World Creativity Organization (WCO)>>
Acesse a Carta de Resolução que Estabelece o Ano da Criatividade no Brasil em 2026>>
Acesse a Resolução da ONU 71/284 (1 May 2017)>>
Acesse a Rede de Cidades Criativas da Unesco>>