Com a menor taxa de analfabetismo da história, Goiás reduz número de jovens sem estudo e emprego
Estado alcança índice de 3,5% de analfabetismo e tem menor percentual de jovens sem estudar ou trabalhar desde o início da série histórica
26 JUN 2026 - 00H01 • PorTem gente que acorda cedo para trabalhar. Tem quem voltou a estudar após muitos anos. Tem jovens que encontraram novas oportunidades e famílias que hoje enxergam um futuro melhor para os filhos. Em Goiás, milhões de pessoas seguiram em busca da própria sorte. E é esse esforço diário que vem transformando o Estado em um lugar de mais oportunidades e esperança.
Os resultados aparecem nos números. Em 2025, Goiás alcançou a menor taxa de analfabetismo já registrada em sua história. Dados do IBGE mostram que apenas 3,5% da população com 15 anos ou mais não sabe ler ou escrever. O índice é o menor da série histórica e consolida uma trajetória de queda contínua. Em 2016, esse percentual era de 5,9%, chegando a 3,6% em 2024 até atingir o menor patamar já registrado.
A transformação também chega aos jovens. Goiás registrou o menor percentual da história de pessoas entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham. Em 2025, 14,1% dos jovens estavam nessa condição, o equivalente a 239 mil pessoas. O resultado ficou abaixo da média nacional, de 17,5%, e representa o menor índice desde 2019, quando a pesquisa começou a acompanhar essa série.
Em seis anos, o percentual de jovens fora da escola e do mercado de trabalho caiu de 19,4% para 14,1%, uma redução de 5,3 pontos percentuais. Mesmo em relação a 2024, quando o índice era de 14,3%, houve nova melhora, consolidando uma trajetória de avanços que reflete mais acesso à educação, qualificação e oportunidades.
Por trás desses indicadores existem histórias reais. São trabalhadores que voltaram a estudar, estudantes que conseguiram permanecer em sala de aula e jovens que encontraram novos caminhos para construir o próprio futuro. Um povo que não desistiu dos seus sonhos e que seguiu de cabeça erguida, acreditando que dias melhores eram possíveis.
Ao longo dos últimos anos, Goiás também avançou em áreas como segurança pública, saúde, infraestrutura e geração de oportunidades. São conquistas construídas por quem acorda cedo, batalha diariamente e faz do trabalho e da esperança a força que move o Estado.
Porque quando as pessoas crescem, Goiás cresce junto. E quando surgem mais oportunidades, cresce também o orgulho de viver em um estado que vem se transformando e abrindo caminhos para quem quer seguir em frente.
Hoje, Goiás olha para o futuro com mais confiança. Um futuro construído por um povo que nunca deixou de buscar a própria sorte e que pode celebrar conquistas históricas sem perder a vontade de continuar avançando.