Enfim, o Brasil está conhecendo os seus parques nacionais
161 áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas e biológicas, florestas nacionais e monumentos naturais receberam 25,5 milhões de visitas em 2024
29 ABR 2025 - 10H15 • Por Wilson LopesO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), administra 340 unidades de conservação federais em todo o país.
Em 161 delas (47,3% do total), o ICMBio monitora o registro das visitas. São Parques Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental (APA), Reservas Extrativistas (Resex), Reservas Biológicas (Rebio), Florestas Nacionais (Flona) e Monumentos Naturais (Mona), dentre outras categorias de manejo previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
Segundo o ICMBio, o ano de 2024 registrou um novo recorde de visitação nestas unidades de conservação. Foram 25,5 milhões de visitas, número que representa um aumento de 4,9% em relação a 2023.
Os Parques Nacionais continuam sendo os destinos preferidos do público, com 12,5 milhões de visitas registradas em 2024 (aumento real de 3,8% em relação ao ano anterior).
Contato direto com a natureza
Para o presidente do ICMBio, Mauro Pires, a pandemia evidenciou o quanto o contato direto com a natureza é fundamental para o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas. “Cabe aos órgãos gestores das unidades de conservação, como é o caso do ICMBio, estabelecer os meios para que a visitação seja a melhor possível", explica.
“Por outro lado, é importante que a população se aproprie cada vez mais destas áreas, participando dos esforços para sua preservação e atuando junto às autoridades, em todas as esferas, para que existam investimentos que ampliem e aprimorem as unidades de conservação, sobretudo na parte de infraestrutura de visitação e proteção”, avalia Pires.
Ele reitera a importância do monitoramento da visitação nas unidades de conservação, para que os diagnósticos sejam mais próximos da realidade e fortaleçam as estratégias de inclusão de todos os segmentos da sociedade, como, por exemplo, no quesito da acessibilidade e melhoria dos equipamentos.
10 parques nacionais mais visitados em 2024
Em 2024, o ranking dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil reafirmou a consolidação do Parque Nacional da Tijuca (RJ), com mais de 4,6 milhões de visitas, do Parque Nacional do Iguaçu (PR), com mais de 2 milhões de visitas, e do Parque Nacional de Jericoacoara (CE), com mais de 1,5 milhão de visitas, no topo da lista.
Outro destaque importante foi a retomada da visitação no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ), que voltou à lista, com mais de 200 mil visitas. O parque retomou os patamares de visitação observados antes da pandemia de Covid-19.
10 unidades de conservação mais visitadas em 2024
Entre as unidades de conservação de todas as categorias, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca reafirmou sua posição como a UC mais visitada do país. Localizada no litoral sul de Santa Catarina, a APA protege uma importante área marinho-costeira e é um dos principais refúgios da Baleia-Franca-Austral (Eubalaena australis). Neste ranking, entram ainda a APA de Fernando de Noronha (PE), a APA da Região Serrana de Petrópolis (RJ) e a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ).
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Unidades de Proteção Integral
- I - Estação Ecológica;
- II - Reserva Biológica;
- III - Parque Nacional;
- IV - Monumento Natural;
- V - Refúgio de Vida Silvestre.
Unidades de Uso Sustentável
- I - Área de Proteção Ambiental;
- II - Área de Relevante Interesse Ecológico;
- III - Floresta Nacional;
- IV - Reserva Extrativista;
- V - Reserva de Fauna;
- VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável;
- VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Com informações, Comunicação ICMBio.
@mmeioambiente @icmbio
#TOP5 #ParquesNacionais #ICMBio #QueParqueÉesse #TurismoSustentavel #Ecoturismo #Natureza #Queparqueéessebr #MMA #MeioAmbiente #icmbio
Acesse o painel de gestão da Coordenação de Estruturação e Qualificação da Visitação>>
Consulte no Painel de Unidades de Conservação Brasileiras>>
Saiba Mais
- GEO 360º BR faz um tour virtual pelos roteiros geoturísticos do Brasil
- Lençóis Maranhenses, obra-prima da natureza, agora é Patrimônio Mundial da UNESCO
- Taxa de Preservação Ambiental evita que turista permaneça muito tempo em Fernando de Noronha