A Declaração de Arouca, redigida no Congresso Internacional de Geoturismo, realizado em 2011, em Portugal, definiu o geoturismo como uma atividade que sustenta e incrementa a identidade de um território, considerando a sua geologia, ambiente, cultura, valores estéticos, patrimônio e o bem-estar dos seus residentes.
O termo, já utilizado há bastante tempo na Austrália e sacramentado pelo pesquisador da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, Thomas Hose (Geological Society, 2016) pode ser resumido a uma forma de turismo que utiliza como principal atrativo a geologia de uma região.
Em território nacional, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), concentra as ações de estudos das geociências, voltados para Gestão Territorial, Geologia Ambiental e Geologia Aplicada, além da elaboração de políticas públicas para o geoturismo.
Conhecimento geocientífico
O Programa Fomento ao Geoturismo do SGB tem por objetivo levar o conhecimento geocientífico para a sociedade, para enriquecer a experiência do visitante, fomentando assim um turismo mais educativo e consciente.
É baseado na identificação de pontos em parques nacionais, geoparques e áreas afins, que possuam aspectos da geodiversidade com potencial para serem explorados do ponto de vista turístico, denominados de Pontos de Interesse Geoturísticos.
O trabalho consiste em caracterizar a geologia e a geomorfologia e os demais aspectos interessantes da geodiversidade; em identificar o potencial interpretativo desses temas; e em elaborar materiais de divulgação.
A linguagem é acessível a diversos públicos, sendo a informação apresentada sob a forma de passeios virtuais, e-books, panfletos, placas informativas, sinalização, dentre outros.
Na página da internet GEO 360º BR é possível explorar os principais roteiros geoturísticos do Brasil, por meio de uma jornada virtual com passeios iterativos, com imagens em 360º, guias digitais, dentre outros produtos. Entre os passeios disponíveis estão:
- Serra da Canastra (MG)
- Serra da Capivara (PI)
- Município de Juscimeira (MT)
- Turismo Científico (Região Metropolitana de Recife)
- Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
- Morro do Chapéu (BA)
- Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália (BA)
- Caminhos Geológicos da Bahia (BA)
- Presidente Figueiredo (AM)
- Monte Alegre (PA)
- Pimenta Bueno (RO)
Acesse o GEO 360º BR>
Acesse a página do Fomento ao Geoturismo>
@sgbgovbr @mturismo