31 cidades estão impedidas de receber recursos do FPM
Bloqueios podem ocorrer por dívidas das prefeituras ou por falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos
2 MAI 2025 - 15H27 • Por Wilson LopesA Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz um alerta importante para os gestores municipais: verifiquem possíveis pendências que possam ter ocasionado bloqueios dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que ocorre no início de cada mês pelo sistema da Receita Federal do Brasil (RFB).
Com o bloqueio, o município fica impossibilitado de utilizar os recursos creditados. Os bloqueios podem ocorrer, por exemplo, devido a dívidas relacionadas ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou alguma dívida ativa na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além da falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).
Para analisar se este é o caso do seu município, basta acessar o site do Tesouro Nacional para verificar se estão com pendências. Por meio do site, o gestor consegue identificar qual órgão determinou o bloqueio. Feito isso, o gestor pode entrar em contato com o órgão para entender o motivo do bloqueio e, assim, buscar solucionar a pendência.
Para orientar os gestores municipais sobre como proceder nestes casos, a CNM disponibiliza a NT 34/2022. O documento traz orientações sobre o repasse do FPM, as consequências do bloqueio e explica os procedimentos para regularização das pendências e o desbloqueio dos valores e reforça que é fundamental que os gestores municipais resolvam essas pendências para liberar os repasses.
Em caso de dúvidas, os municípios podem entrar em contato com a equipe de Finanças da CNM, por meio do e-mail: financas@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6666.
Com informações, Agência CNM de Notícias.
@prefeituradecabofriooficial @portalcnm
Acesse a NT 34/2022>>
Acesse o site do Tesouro Nacional>>