Logo Agência Cidades

Meta: 90% do público-alvo

Hoje é 'Dia D' vacinação contra a gripe

Dados do boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz mostram que foram notificados 45.228 casos de síndrome respiratória aguda grave este ano no Brasil

10 MAI 2025 - 10H22 • Por Wilson Lopes
A meta é vacinar 90% do público-alvo, composto por mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes - José Cruz/ABr

Unidades básicas de saúde (UBS) e pontos de vacinação de todo o país promovem neste sábado (10/05) o ‘Dia D de vacinação contra a gripe’. Em nota, o Ministério da Saúde destacou que o objetivo é realizar uma grande mobilização de forma a proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.

A ação, segundo a pasta, acontece de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com atuação conjunta do governo federal, de estados e municípios. No Norte, a campanha terá início no segundo semestre, quando acontece o inverno amazônico, considerando particularidades climáticas da região.

A expectativa da campanha, que começou no dia 7 de abril, é vacinar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e 1,6 milhão de gestantes, além de milhões de pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, população em situação de rua, entre outros.

A iniciativa marca a retomada do ‘Dia D Nacional pela vacinação no país’, destacou o ministério em nota. Foram distribuídas, ao todo, mais de 51,3 milhões de doses. A estratégia do ‘Dia D’ foi pactuada entre governo federal e secretarias estaduais e municipais como forma de intensificar a vacinação e alcançar a meta.

Quem pode se vacinar

A imunização contra a gripe é gratuita e é recomendada pelo ministério para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em:

A imunização contra a gripe é gratuita e é recomendada pelo ministério para mais de 20 grupos prioritários (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Aumento de casos de doenças respiratórias

Dados do último boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que foram notificados 45.228 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) este ano no Brasil, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Do total, 38,4% foram causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR); 27,9%, por rinovírus; 20,7%, por covid-19; 11,2%, por influenza A; e 1,6%, por influenza B.

O aumento, de acordo com o ministério, tem sido mais expressivo entre crianças de até 2 anos. Já entre adultos e idosos, observa-se crescimento nas hospitalizações por influenza A.

Com informações, Paula Laboissière, Agência Brasil.

Acesse a página de vacinação do Governo Federal>>
https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao

Acesse o boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)>>