Logo Agência Cidades

#DireitoàEducação

Contagem, Curitiba, Leme, Recife e São Paulo integram a Rede Mundial de Cidades de Aprendizagem

Rede congrega 356 cidades em 79 países cuja prioridade é proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos, dentro e fora da escola

5 MAI 2025 - 14H27 • Por Wilson Lopes
O Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem (MG), recebeu o projeto "Trilhas da Leitura", que tem como objetivo incentivar o acesso à leitura em espaços públicos e o incentivo ao uso dos parques da cidade como espaços de convivência. - Newton de Castro Resende/PMC

As cidades brasileiras de Contagem (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Leme (SP) e São Paulo integram a Rede de Cidades de Aprendizagem (Unesco Global Network of Learning Cities - GNLC), movimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) formado por 356 cidades em 79 países, que torna a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para mais de 390 milhões de pessoas. 

A Rede Mundial é composta por cidades que promovem com sucesso a aprendizagem em suas comunidades. Um forte compromisso por parte do prefeito e da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas são os principais pré-requisitos para se tornar uma cidade de aprendizagem. 

Criado em Contagem (MG) em 2010, o Trilhas da Leitura já distribuiu gratuitamente mais de 240 mil livros e cerca de 75 toneladas de materiais desatualizados, como revistas e livros didáticos antigos, para as cooperativas de reciclagem (Prefeitura Contagem/MG)

Cidades de Aprendizagem

Conectar instituições de educação, treinamento e cultura e integrar uma ampla gama de parceiros, como representantes do setor público, organizações da sociedade civil e empregadores, é uma das principais características das Cidades de Aprendizagem da Unesco. 

Elas mobilizam efetivamente recursos entre diferentes setores para promover a aprendizagem inclusiva e de qualidade, do ensino básico ao superior. As cidades revitalizam a aprendizagem nas famílias e comunidades e facilitam a aprendizagem para e no local de trabalho, e ao mesmo tempo incorporam tecnologias modernas de aprendizagem.

As Cidades de Aprendizagem da UNESCO são colíderes da campanha #AprendizagemaoLongodaVida. A campanha mobiliza estudantes de todo o mundo para demonstrar sua paixão pela aprendizagem ao longo da vida. A ação enfatiza que o #DireitoàEducação deve se aplicar a todas as idades.

Com informações, Unesco.
@prefcontagem @curitiba_pmc @prefeiturarecife @prefeitura_de_leme @prefsp @unescobrasil
#EducaçãoParaTodos #AprendizagemaoLongodaVida

Acesse a Rede de Cidades de Aprendizagem>>