O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, abriu um canal de comunicação para que as pessoas contribuam com a elaboração do Plano Clima Adaptação - Cidades. Sugestões podem ser enviadas até o dia 11 de outubro.
O documento completo vai guiar as políticas de adaptação climática das cidades brasileiras até 2035. A participação popular é fundamental para o ministério conhecer as principais demandas das cidades e ajudar a saná-las em meio ao impacto das mudanças climáticas.
No processo, é necessário preencher um formulário com perguntas abertas e de múltipla escolha, que levam cerca de 15 minutos para serem respondidas. Ao fim, as contribuições serão analisadas e selecionadas pelo 'Grupo de Trabalho Cidades Adaptação'. As melhores sugestões vão ser incluídas no 'Plano Clima Adaptação Cidades', sem menção à autoria.
Esta é a segunda coleta de contribuições da sociedade. A primeira foi entre 19 de junho e 5 de agosto e teve como objetivo mapear riscos e impactos climáticos para os municípios brasileiros.
O GT - Cidades Adaptação se reuniu em uma série de encontros e oficinas e chegou a 19 propostas de ações. As ideias foram organizadas para contemplar as temáticas "informação e pesquisa", "gestão e planejamento" e "infraestrutura e serviços", contempladas nos três objetivos do plano:
- aprimorar e difundir informações e fomentar pesquisa sobre adaptação das cidades à mudança do clima;
- aprimorar a gestão e o planejamento das cidades para a adaptação à mudança do clima; e
- adaptar as infraestruturas e os serviços das cidades à mudança do clima por meio de soluções sustentáveis e resilientes, promovendo a justiça climática.
Sobre o Plano Clima Adaptação - Cidades
A primeira versão do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) foi publicada em 2016. O documento orienta a política pública nacional no enfrentamento dos impactos das mudanças do clima.
Em 2023, o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima iniciou o processo de revisão do PNA. Para isso, criou como marco um novo Plano Nacional para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima o Plano Clima. Assim como no ciclo anterior, o Plano Nacional será composto por dezessete Planos Setoriais, dentre eles, o Cidades. Um esforço do Governo Federal para prevenir e lidar com danos causados pelas mudanças climáticas e contribuir, em escala mundial, com a diminuição do aquecimento global.
Com informações, Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades.
Acesse o formulário do 'Plano Clima Adaptação Cidades'>>