O WorldAtlas publicou uma reportagem, com dados da Numbeo, apontando as “100 cidades mais perigosas do mundo”. O ‘Top 5’ do ranking é ocupado por Pietermaritzburg, Pretória e Joanesburgo (África do Sul), Caracas (Venezuela) e Port Moresby (Papua Nova Guiné), destacando a diversidade geográfica e a natureza da insegurança urbana.
“Os altos índices de criminalidade nessas áreas refletem não apenas a violência nas ruas, mas também problemas sistêmicos: desemprego, policiamento deficiente, instabilidade política e crime organizado”, descreve o artigo.
Conforme a reportagem, o Índice da Numbeo mostra que a extrema insegurança urbana não é aleatória nem uniformemente distribuída globalmente: oito das dez cidades mais arriscadas concentram-se em apenas três países: África do Sul, Brasil e Estados Unidos, enquanto Venezuela, México, Papua-Nova Guiné, Honduras, Trinidad e Tobago e Equador completam o top 20.
Siga a Agência Cidades no Instagram>>
Siga a Agência Cidades no Facebook>>
Com relação ao Brasil, o país conseguiu a proeza de inserir 9 de suas capitais, além de Campinas (SP), entre as 100 cidades mais perigosas do mundo: 10ª Salvador, 12ª Recife, 13ª Fortaleza, 14ª Rio de Janeiro, 22ª Porto Alegre, 24ª São Paulo, 42ª Campinas, 61ª Curitiba, 71ª Belo Horizonte e 77ª Brasília. Na lista completa, que reúne 383 cidades, ainda aparece Florianópolis, na 174ª posição.
Indicador de Criminalidade
A Numbeo explica que o Indicador de Criminalidade é uma estimativa do nível geral de criminalidade numa cidade ou país específicos, baseado em questionários respondidos pelos usuários do site, que são semelhantes aos usados pelos órgãos governamentais.
As respostas são filtradas para eliminar ‘spans’ ou elevadas quantidades de dados que as diferenciam significativamente do valor mediano.
Para gerar o indicador atual, que está sempre atualizado, a empresa utiliza dados de até 36 meses anteriores. O indicador semianual é refeito duas vezes por ano, empurrando o indicador atual para a série histórica.
A Numbeo considera níveis de criminalidade inferiores a 20 como muito baixos, níveis de criminalidade entre 20 e 40 como baixos, níveis de criminalidade entre 40 e 60 como moderados, níveis de criminalidade entre 60 e 80 como altos e finalmente níveis de criminalidade acima de 80 como muitos altos.
A plataforma explica que seu indicador não compete e nem desacredita os números oficiais, pois em alguns países os governos têm estatísticas baseadas no número de crimes reportados per capita.
O que pode acontecer, em certos casos, é que alguns dados podem ser “mascarados” pelas instituições governamentais ou podem não estar disponíveis para a maioria do mundo, bem como são utilizadas fórmulas empíricas bastante complexas. No caso da Numbeo, é a sensação de segurança do usuário que conta.
Geografia e comportamento
O WorldAtlas é um dos maiores recursos de publicação em geografia, sociologia, demografia, meio ambiente, economia, política e viagens, que serve de fonte de informação para mais de 165 milhões de leitores em todo o mundo.
A Numbeo é uma empresa da Sérvia, criada pelo ex-engenheiro de software do Google Mladen Adamović, que reúne a maior base de dados colaborativa sobre cidades e países do mundo. A plataforma proporciona informação atual e oportuna sobre custo de vida, indicadores de habitação, saúde, trânsito, crime e poluição e permite aos usuários compartilhar e comparar estas informações entre países e cidades.
Com informações WorldAtlas e Numbeo.
@prefsalvador @prefeiturarecife @prefeituradefortaleza @prefeitura_rio @prefpoa @prefsp @prefcampinas @curitiba_pmc @prefeiturabh @gov_df
Acesse o Índice de Criminalidade de 2025 da Numbeo>>
Acesse o WorldAtlas>>