O movimento artístico Art Déco, segundo a Enciclopédia Britannica, influenciou as artes decorativas e a arquitetura nas décadas de 1910 e 1920 na Europa Ocidental e nos Estados Unidos durante a década de 1930, com a intenção de criar uma elegância antitradicional que simbolizasse riqueza e sofisticação. O estilo se caracterizava por “formas simples e limpas, muitas vezes com aparência aerodinâmica, ornamentos geométricos ou estilizados a partir de formas representativas”.
E foi justamente nessa efervescência cultural que Goiânia, a capital de Goiás, fundada em 24 de outubro de 1933 (91 anos) por Pedro Ludovico Teixeira, estava ganhando contornos no plano urbanístico idealizado por Attílio Corrêa Lima e Armando de Godoy.
“Os primeiros edifícios da capital foram construídos sob forte influência desse estilo”, explica o produtor cultural e guia de turismo especializado no movimento, Gutto Lemes.
E quando se comemora os 100 anos da ‘Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas’, realizada em Paris em 1925, onde o estilo Art Déco foi oficialmente batizado, as atenções se voltam para a capital goiana, com seus 22 edifícios e monumentos tombados pelo patrimônio histórico, consolidando-se como a segunda cidade do mundo com o maior número de construções, atrás apenas de Miami, nos Estados Unidos.

Único na América Latina
Para celebrar esse patrimônio, desde 2018 a cidade realiza o ‘Goiânia Art Déco Festival’, o único evento dedicado ao estilo na América Latina (os outros são em Miami, Estados Unidos; Napier, Nova Zelândia; Leeton, Austrália; Bruxelas, Bélgica).
Nas sete edições anteriores foram promovidos aproximadamente 170 eventos, entre palestras, passeios turísticos, audiências públicas, feira de antiguidades, exposições de pinturas e fotografias, concursos, eventos gastronômicos e desfiles de moda.
Goiânia Art Déco Festival 2025
A 8ª edição do ‘Goiânia Art Déco Festival’ promete ser a mais recheada de todas, em função das comemorações do centenário do estilo. Constam da programação:
- 22 de maio, 8h30 - City Tour Art Déco com os hotéis associados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), para orientar as recepções para melhor informar os turistas.
- 05 de julho, 14h – 1ª Corrida Art Déco de Goiânia, com percursos de 5km, passando pelos principais prédios tombados.
- 23 de agosto, 8h - Walking Tour Déco Ibis Styles Shopping Estação, com caminhada pelo roteiro Art Déco de Goiânia.
- 23 de agosto, 9h - Literatura & Vinhos, no Armazém do Livro, com degustação de vinhos e conversação sobre obras de escritores expoentes da história de Goiânia.
Ainda constam da programação um Ciclo de Palestras no IFG Campus de Goiânia sobre museologia, turismo e arquitetura; lançamento do documentário ‘União em Art Déco’, dos produtores Ivan Tracz e Marília França; carreata e exposição de veículos antigos; lançamento do livro ‘Beagá Déco’, de Fernanda Goulart.
Em agosto, também acontece o ‘Circuito Gastronômico Art Déco’ com pratos inspirados no movimento. O restaurante Fio da Meada, do chef de cozinha André Marques, criou um prato inspirado no movimento. Batizado como ‘Carne Serenada da Cidade Nova’, leva um generoso pedaço de carne serenada bovina, assada lentamente, e servido sobre um leito de purê de cabotiá amanteigado com crisps de taiobá.
Segundo a gerente do Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, que recebeu o evento de pré-lançamento da programação, Marília Oliveira, o Art Déco está intrinsecamente ligado à história de Goiânia. “O hotel tem orgulho de apoiar este festival, porque acreditamos no potencial do turismo gastronômico e cultural da cidade. A arte e a cultura são pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa capital, e estamos comprometidos em oferecer espaços para que elas floresçam”, destacou.
Organizada por Gutto Lemes, a iniciativa conta com a parceria do Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, Shopping Estação Goiânia, Instituto Federal de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás e do Clube do Automóvel Antigo de Goiás.
“Preservar e celebrar esse legado é fundamental para manter viva a história e a riqueza do patrimônio”, ressalta.
Agora é Lei!
Recentemente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou a Lei 23.209/2025, incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o ‘Goiânia Art Déco Festival’’, realizado, anualmente, no mês de agosto. A iniciativa da lei é de autoria do deputado estadual Dr. George Morais (PDT).
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também publicou a Portaria 201/2024 que define diretrizes de preservação e critérios de intervenção para a área tombada e entorno do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia, capital de Goiás. As diretrizes estabelecidas visam assegurar a proteção e valorização do legado arquitetônico do acervo, promovendo um diálogo entre a preservação do patrimônio e as necessidades de desenvolvimento urbano.

Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia
- I - Chefatura de Polícia
- II - Coreto
- III - Delegacia Fiscal
- IV - Departamento Estadual de Informação
- V - Escola Técnica Federal e Pórtico
- VI - Estação Ferroviária
- VII - Fontes Luminosas
- VIII - Fórum e Tribunal de Justiça
- IX - Grande Hotel
- X - Juízo Eleitoral
- XI - Lyceu de Goiânia
- XII - Mureta e Trampolim do Lago das Rosas
- XIII - Obeliscos
- XIV - Palace Hotel
- XV - Palácio das Esmeraldas
- XVI - Residência Pedro Ludovico
- XVII - Secretaria-Geral
- XVIII - Subprefeitura e Fórum de Campinas
- XIX - Teatro Goiânia
- XX - Torre do Relógio
- XXI - Traçado Viário dos Núcleos Pioneiros (bairro Centro)
- XXII - Traçado Viário dos Núcleos Pioneiros (bairro Campinas).
Com informações, Flávia Juliate, Comunicação Sem Fronteiras.
@comunicacaosemfronteiras @flaviajuliate @chefandremarques @ibisstylesgoianiaestacao @prefeituradegoiania @sanchesdafederal @gilvanefelipe @leandrograss @camillaghis @iphangovbr @drgeorgemorais @goianiaartdecofestival @abihgoias @abih_nacional
#goianiacapitalartdecodobrasil #100anosdoartdeco #centenarioartdeco
Acesse a PORTARIA IPHAN Nº 201/2024>>
Acesse a Enciclopédia Britannica>>