A data de 3 de junho é celebrada como o ‘Dia Mundial da Bicicleta’. Instituída oficialmente pela Resolução 72/272 da 72ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida em 12 de abril de 2018, a iniciativa partiu da representação do Turcomenistão, atendendo à proposta do polonês Leszek J. Sibilski, professor de sociologia, atleta olímpico do ciclismo e consultor da ONU.
O objetivo da data é comemorar a contribuição da bicicleta ao bem-estar humano e promover o seu uso em todo o mundo. Atualmente, o dia é celebrado em 56 países.
Com a ascensão do ciclismo no Brasil, as campanhas e eventos para comemorar o dia mundial da bicicleta estão ganhando notoriedade nacionalmente e estão sendo incentivados pelos cicloativistas, portais de conteúdo de ciclismo e alguns níveis dos órgãos públicos.
No final de 2023, o governo federal sancionou a Lei 14.729, que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte urbano. A norma altera a Lei 10.257, de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana. A lei é resultado de projeto (PL 3.598/2019) de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF).
Veículo transparente
No ‘Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades’, documento do Ministério das Cidades, a bicicleta é apontada como um veículo “transparente” ou “invisível” por suas características físicas – extremamente simples, mas, também, pelo baixo impacto que causa ao ambiente, seja pelo porte da infraestrutura necessária à circulação e ao estacionamento, que demanda pouco espaço, seja ausência de ruídos e de emissão de gases.
O estudo também afirma que a bicicleta é o veículo individual mais utilizado nos pequenos centros urbanos do País (cidades com menos de 50 mil habitantes), que representam mais de 90% do total das cidades brasileiras, sendo, portanto, os veículos individuais mais utilizados no País.
“Entre seus usuários mais frequentes encontram-se industriários, comerciários, operários da construção civil, estudantes, entregadores de mercadorias, carteiros e outras categorias de trabalhadores”, diz o relatório.
O documento do Ministério das Cidades ainda traz uma estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas (Abraciclo), dando conta de que a frota de bicicletas no Brasil é de 60 milhões de unidades, o que dá uma média de 1 bicicleta a cada 3 brasileiros. Relatório da Abraciclo de 2023 revela a produção de 456.917 unidades. Para 2024 a expectativa é ainda menor: 360.000. O pico da fabricação dos últimos 30 anos foi em 1997, quando foram fabricadas 1.208.971 bicicletas.
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Página da ONU #June3WorldBicycleDay>>
Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades>>
Assista ao vídeo Escultura de bicicleta à beira-mar de Ai Wei Wei>>