terça, 23 de dezembro de 2025
Logo Agência Cidades
terça, 23 de dezembro de 2025
Ter, 23 de Dezembro
(62) 99183-3766
Defensoras Populares

Curso prepara mulheres para conhecerem os seus direitos

Iniciativa prevê capacitação de oito meses, com bolsa mensal de 700 reais, preparando mulheres para se transformarem multiplicadoras de conhecimentos nos territórios onde estão inseridas

23/12/2025 - 14:21 Por Wilson Lopes

Fruto de uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto ‘Defensoras Populares: Mulheres organizadas transformam realidades’ está com as inscrições abertas até o dia 18 de janeiro de 2026.

A iniciativa, de abrangência nacional, é voltada à formação de mulheres em situação de vulnerabilidade em direitos humanos, com foco no fortalecimento de lideranças comunitárias e na promoção do acesso à justiça nos territórios. 

O edital prevê a seleção de 120 mulheres em cada um dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. 

Elas participarão de um curso de oito meses sobre direitos das mulheres, empoderando-as para serem agentes multiplicadoras de conhecimentos sobre os direitos e a ação cidadã nos territórios onde estão inseridas.

Durante esse período, receberão o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 700,00 mensais, totalizando R$ 5.600,00, com o objetivo de assegurar a permanência da bolsista na formação.

A candidata deve se identificar como mulher (cis ou trans), estar com mais de 18 anos e ter vivido situações de violência, ou morar em territórios de vulnerabilidade social ou econômica, ou ainda atuar em movimentos sociais ou grupos culturais de suas comunidades.

A participação das bolsistas se efetivará por meio de aulas online e encontros presenciais, buscando implementar metodologias de educação popular e de saúde coletiva. O projeto será descentralizado, sendo as aulas online disponibilizadas nacionalmente por plataforma EAD e os encontros presenciais ocorrerão em seus respectivos estados.

Prêmio Innovare 2025

A edição piloto do projeto foi realizada este ano no Ceará, em parceria com a Defensoria Pública do Estado e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Cerca de 100 mulheres das regiões de Fortaleza, Sobral e Cariri foram certificadas como defensoras populares do Estado. 

A edição foi vencedora do Prêmio Innovare 2025, uma das distinções mais relevantes do sistema de justiça brasileiro, que reconhece práticas transformadoras e inovadoras.

Com informações de Alice Rodrigues e Tâmara Freire, Agência Brasil. 

@mjspgov @oficialfiocru @antesqueacontecabr @minsaude @fiotecfiocruz @iff_fiocruz

Acesse o edital ‘Defensoras Populares: Mulheres organizadas transformam realidades’>>


Deixe seu Comentário