A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) acaba de lançar o Cadastro de Experiências Turísticas (CAÊ). Trata-se de uma plataforma onde o setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, hotéis e restaurantes podem cadastrar suas experiências turísticas de maneira detalhada para atrair visitantes internacionais.
Esses detalhes incluem indicadores de sustentabilidade e informações em línguas estrangeiras, cruciais para ampliar o número de turistas estrangeiros no Brasil.
Com os dados sistematizados no cadastro, a Embratur tem condições de analisar as informações coletadas, entender o que está pronto para o mercado internacional e levar essas experiências para as ações de promoção do turismo brasileiro no exterior, como as campanhas, feiras, famtours, press trips e outras.
6 milhões de estrangeiros
Cerca de 4,78 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil entre janeiro e outubro deste ano, segundo a Embratur. Percentual 74% maior que no mesmo período do ano passado. Somente em outubro deste ano, foram 410 mil turistas vindos de outros países. A perspectiva da Embratur é que no balanço deste ano esse número se aproxime dos 6 milhões.
Em relação à economia, a visita de estrangeiros ao país entre janeiro e setembro deste ano já injetou mais de R$ 24,5 bilhões. Entre os principais visitantes que contribuíram para estes valores estão 1,5 milhão de argentinos, 483 mil americanos, seguidos de chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.
Desde o início deste ano, o Portal de Dados da Embratur conta com um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais que chegam por via aérea no país. No endereço dados.embratur.com.br, é possível acessar informações como, por exemplo, o aeroporto de entrada no Brasil, quantas conexões foram realizadas até o destino, a permanência do turista estrangeiro no país e a motivação da viagem.
Com maior clareza do destino desses turistas no Brasil, a Embratur espera que os governos estaduais planejem campanhas mais eficientes de atração deste público-alvo. As informações também vão auxiliar a tomada de decisão de políticas públicas da Embratur para a promoção do país no exterior.
Com informações Madson Euler da Rádio Nacional e Embratur
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