segunda, 16 de fevereiro de 2026
Logo Agência Cidades
segunda, 16 de fevereiro de 2026
Seg, 16 de Fevereiro
(62) 99183-3766
Ano Novo Chinês

Enfim, 2026 começou na China...

Festa da Primavera comemora o tradicional Ano Novo Chinês, que será dedicado ao Cavalo, e marca um dos maiores fluxos do planeta, com 9,5 bilhões de viagens durante as celebrações

16/02/2026 - 11:20 Por Wilson Lopes

Dia 17 de fevereiro marca o início do Ano Novo Chinês. O evento é celebrado durante o feriado da Festa da Primavera, que terá nove dias de duração (Em 2024 e 2025, o feriado durou oito dias, enquanto em 2023 foi de sete dias). Na cultura chinesa, 2026 será o Ano do Cavalo. O animal incorpora vigor, força e resiliência, simbolizando progresso constante e prosperidade duradoura.

Com o feriado prolongado, o país espera superar o fluxo de turistas de anos anteriores. Relatório da Associação Chinesa de Serviços de Viagem e da agência de turismo doméstica Tuniu mostrou que, quanto maior a duração do feriado, mais longas são as viagens realizadas. Segundo o relatório, a duração média das viagens está prevista para 5,9 dias, um aumento de 1,1 dia em relação à Festa da Primavera anterior.

Estatísticas das principais plataformas de viagens indicam que, nas semanas que antecederam o festival, as reservas de voos por turistas estrangeiros dispararam mais de 400% em relação ao ano anterior.

O aumento no número de visitantes é impulsionado em grande parte por medidas aprimoradas de isenção de visto e facilitação de viagens. Dados recentes mostram que, em 2025, a China expandiu seu acesso à isenção de visto unilateral, permitindo que cidadãos de 48 países entrassem sem visto, enquanto o número de países que oferecem isenções recíprocas de visto aumentou para 29.

Proximidade da Festa da Primavera aquece o clima festivo em Beijing (Ju Huanzong/Xinhua)

China Chic

Embora centros tradicionais como Beijing, Shanghai, Chengdu e Guangzhou continuem sendo os favoritos, o mapa da ‘China Chic’ está se expandindo. Lanzhou, capital da Província de Gansu, no noroeste da China, e Hohhot, capital da Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte do país, viram o número de visitantes quadruplicar.

Agências de turismo observaram que locais com forte atmosfera festiva tradicional chinesa se tornaram cada vez mais populares. Lugares com clima tropical e destinos conhecidos por paisagens de neve e gelo também estão entre os favoritos.

Fuzhou, na Província de Fujian, leste da China, ficou entre os cinco principais destinos em reservas de hotéis no portal de viagens Qunar pela primeira vez. O ritual folclórico centenário da cidade, conhecido como youshen, ou ‘Desfile dos Deuses’, tornou-se um grande sucesso durante a Festa da Primavera do ano passado.

Durante o desfile, as pessoas dançam e carregam elaboradas estátuas de divindades pelas ruas para afastar espíritos malignos e rezar por bênçãos. Até 30 de janeiro, a Qunar informou um aumento superior a 80% nas reservas de hotéis em Fuzhou em comparação com o feriado da Festa da Primavera do ano passado, que ocorreu no fim de janeiro.

A cidade de Huangshan, na Província de Anhui, onde os visitantes podem apreciar espetáculos de lanternas em forma de peixe e participar de atividades de confecção de lanternas, continua sendo uma escolha popular neste feriado. A Qunar registrou um aumento de 1,5 vez nas reservas de hotéis em relação ao ano passado.

Províncias do sul com clima ameno e subtropical, como Hainan e Guangdong, são as principais escolhas para moradores do norte da China que desejam escapar do frio durante o feriado. Por outro lado, residentes do sul parecem ansiosos para vivenciar o "mundo de gelo e neve" nos destinos do norte, segundo o relatório.

O feriado mais longo também impulsionou as viagens ao exterior. A Qunar informou reservas de hotéis em quase 3 mil cidades ao redor do mundo, com Tailândia, República da Coreia e Malásia entre os destinos mais procurados e considerados com boa relação custo-benefício.

Alguns destinos internacionais antes considerados de nicho, como Turquia e Uzbequistão, introduziram políticas de isenção de visto para turistas chineses. A Turquia, por exemplo, anunciou em janeiro que cidadãos chineses com passaporte comum podem permanecer até 90 dias para turismo ou trânsito.

As reservas de hotéis para a Turquia durante o feriado da Festa da Primavera aumentaram 1,5 vez em comparação a 2025, enquanto o Uzbequistão registrou crescimento superior a quatro vezes nas reservas feitas por viajantes chineses, segundo a Qunar.

Cerca de 540 milhões de viagens serão feitas de trem (Yang Chenguang/Xinhua)

285 milhões de viagens no domingo

A Administração Nacional de Imigração da China estimou que a parte continental deverá registrar mais de 2,05 milhões de entradas e saídas diárias durante o feriado, um aumento de 14,1% em relação à Festa da Primavera anterior.

As viagens ao exterior devem atingir o pico no domingo, primeiro dia do feriado, enquanto o fluxo de retorno ao país deverá alcançar o auge em 22 e 23 de fevereiro, com o encerramento do período festivo.

Mais de 285 milhões de viagens inter-regionais de passageiros estão previstas em toda a China só para domingo, o primeiro dia do feriado. O número representa um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, informou o Ministério do Transporte no domingo.

As viagens rodoviárias devem aumentar 10,8% em termos anuais, totalizando 268,75 milhões no domingo, enquanto as viagens ferroviárias e aéreas devem aumentar 4,3% e 6,4%. As viagens de passageiros por via aquática no domingo devem aumentar 28,1% ano a ano.

Ao todo, segundo informou a Euronews, com previsões da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, devem ser realizadas 9,5 bilhões de viagens durante o período de 40 dias em torno do Ano Novo Lunar. Cerca de 540 milhões dessas viagens serão feitas de trem e 95 milhões de avião. As restantes serão por estrada.

Embora o feriado oficial dure nove dias, a corrida de viagens deste ano começou em 2 de fevereiro e continuará até 13 de março.

Hong Kong celebra o Ano Novo Chinês com espetáculo de drones (Chen Duo/Xinhua)

Horóscopo Chinês

O Horóscopo Chinês é baseado na astrologia da China e é dividido em 12 signos representados por animais. Seu diferencial é que, ao contrário do Horóscopo Ocidental, os signos não se dividem pelos meses ao longo do ano, mas sim cada ano inteiro é regido por um animal.

A história do Horóscopo Chinês é contada como uma lenda. Segundo ela, Buda realizou uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, porém somente 12 compareceram e, como recompensa, Buda deu o nome de cada animal a um grupo de pessoas no horóscopo e a ordem foi criada de acordo com a chegada dos animais à festa. Assim nasceram os signos do Horóscopo Chinês. Dessa forma, no calendário chinês, a cada ano um animal representa todos os nascidos naquele período.

Os doze signos do zodíaco, em ordem, são o Rato (ou Camundongo), Boi (ou Búfalo), Tigre, Coelho, Dragão, Cobra (ou Serpente), Cavalo, Carneiro (ou Cabra, Ovelha, Bode), Macaco, Galo (ou Galinha), Cachorro e o Porco (ou Javali). Fonte: https://institutoconfucio.ufg.br 

Com informações Xinhua News.
@chinaxinhuanews @embaixadachina @alemda.muralha

Acesse o site da Festa da Primavera 2026>>

 


Deixe seu Comentário