Antes mesmo de sua criação, Brasília estava envolta em misticismo, sonhada como “terra de riquezas” pelo padre italiano Dom Bosco. A pluralidade dos seus povos, suas crenças e expressões de fé reforçaram essa aura.
Para catalogar essa efervescência, a Secretaria de Turismo do DF criou um miniguia turístico que apresenta rotas especiais entre templos e locais de fé na capital. A proposta reúne uma seleção de 12 pontos representativos ligados à fé, à cultura e à espiritualidade, com informações, dicas e serviços para orientar visitantes que buscam experiências mais tranquilas na capital.
- Siga a Agência Cidades no Instagram>>
- Siga a Agência Cidades no Facebook>>
Igreja Nossa Senhora de Fátima (Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)Entre os ícones do turismo religioso no Plano Piloto está a Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Igrejinha. Projetada por Oscar Niemeyer em 1958, a construção tem formato inspirado em um chapéu de freira e abriga o famoso painel de azulejos de Athos Bulcão, que simboliza a pomba do Espírito Santo e a Estrela da Natividade. O interior também reúne obras do artista plástico Francisco Galeno.
Outro destaque da rota é o Santuário Dom Bosco, famoso pelos vitrais em tons de azul que remetem a um céu estrelado. Projetado por Carlos Alberto Naves e inaugurado em 1970, o templo impressiona pela arquitetura e pelo grande lustre de cristal Murano no centro da nave.
Também integra o roteiro a Catedral Metropolitana de Brasília, outro cartão-postal da capital. Com projeto de Oscar Niemeyer, a construção tem 16 pilares curvos que remetem a mãos em prece e se destaca como símbolo da arquitetura moderna e da espiritualidade presente na paisagem urbana da cidade.
Elea Gomes, estudante portuguesa de arquitetura, elogia os monumentos do DF: “A escala aqui em Brasília realmente é muito diferente da escala da Europa, de Portugal” (Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)No Lago Sul, às margens do Lago Paranoá, o Mosteiro de São Bento de Brasília é uma das opções para quem busca silêncio e recolhimento. Fundado em 1987, o conjunto reúne mosteiro, capela e hospedaria, além de um boulevard que integra os espaços. A comunidade monástica mantém a tradição da produção artesanal de pães, bolos e licores, vendidos no local, reforçando a atmosfera de simplicidade e contemplação.
À beira do lago, outro ponto de forte simbolismo é a Praça dos Orixás, a Prainha dos Orixás. Reconhecido como Patrimônio Imaterial do DF, o espaço abriga 16 esculturas de divindades africanas assinadas por Tatti Moreno. O local se tornou referência de reverência à cultura afro-brasileira na capital e, durante o Carnaval, também atrai visitantes que preferem momentos de oração e conexão com a natureza.
Fora do Plano Piloto, a rota também alcança outras regiões administrativas. Em Brazlândia, o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus é um dos maiores templos católicos do país, com capacidade para milhares de fiéis.
Já a cerca de 45 quilômetros do centro de Brasília está o Vale do Amanhecer, fundado pela médium Neiva Chaves Zelaya. O local é conhecido pelo sincretismo religioso e pelas vestimentas coloridas dos participantes, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.
Com ambientes diversificados, o Templo da Legião da Boa Vontade é um dos locais do DF voltados ao culto da espiritualidade (Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)Turismo religioso no Distrito Federal
♦ Templo da Legião da Boa Vontade
♦ Templo Shin Budista Terra Pura
♦ Igreja Nossa Senhora de Fátima
♦ Santuário Dom Bosco
♦ Busto de Mahatma Gandhi
♦ Catedral Metropolitana de Brasília
♦ Mesquita do Centro Islâmico
♦ Mosteiro de São Bento de Brasília
♦ Praça dos Orixás
♦ Universidade Holística Internacional da Paz
♦ Santuário Arquidiocesano Menino Jesus
♦ Vale do Amanhecer.





