O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de lançar um novo produto, que apresenta a distribuição da população brasileira ao longo da história dos Censos Demográficos, desde 1872 até 2022.
Chamado de ‘Centro de População: O coração demográfico do Brasil’, o site oferece uma experiência interativa, com mapas, gráficos, fotografias e imagens históricas, permitindo visualizar a localização do Centro de População em cada período censitário e entender o contexto social, demográfico e econômico da época. Também é possível acompanhar o deslocamento do Centro ao longo dos anos, refletindo as transformações socioeconômicas e a evolução da ocupação territorial do país.
Além de seu valor histórico e analítico, o Centro de População é uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para estudos sobre dinâmicas demográficas complexas. Ele permite avaliar os impactos da urbanização e do crescimento urbano na distribuição populacional, orientando políticas públicas e estratégias de desenvolvimento de forma mais eficaz.
Os resultados revelam que, em todos os anos analisados, o Centro de População esteve localizado em algum município do estado de Minas Gerais, evidenciando sua posição estratégica em relação às grandes concentrações populacionais brasileiras.
O Censo Demográfico de 1940 revelou uma população de aproximadamente 41 milhões de pessoas, com uma crescente urbanização, embora a maioria ainda vivesse em áreas ruraisCom informações da Agência IBGE Notícias.
Acesse o Centro de População: O coração demográfico do Brasil>>






