O bairro da Terra Firme, em Belém, no Pará, está recebendo mais uma etapa das ações de políticas públicas do Ministério das Cidades conhecidas como Soluções Baseadas na Natureza (SBN nas Periferias).
Voltadas para a adaptação inclusiva das periferias urbanas às mudanças climáticas, as ações integram o Programa Periferia Viva e pretendem propor e implementar ações relacionadas à gestão e à redução de riscos de desastres associados a extremos climáticos no ambiente urbano, com participação social, como a elaboração de planos locais de redução de riscos e a execução de obras de contenção de encostas, de macrodrenagem e microdrenagem, priorizando a aplicação de soluções baseadas na natureza e com foco na prevenção e na redução de riscos de desastres.
No âmbito do programa, as SBN devem envolver o planejamento participativo, a formação técnica de trabalhadores especializados e a mitigação e redução de riscos socioambientais agravados pelas mudanças climáticas.
- Siga a Agência Cidades no Instagram>>
- Siga a Agência Cidades no Facebook>>
Professores da Universidade Federal do Pará, durante o processo de construção da Bacia de Evapotranspiração (Divulgação/UFPA)
Três tipos de SBN
Na comunidade do Boi Marronzinho, famílias que vivem no entorno da Passagem Brasília, onde está o barracão do Boi, participaram ativamente de todo o processo, coordenado pela Universidade Federal do Pará e desenvolvido com recursos de R$ 175,5 mil do ministério.
Lá foram selecionados três tipos de SBN que estão sendo implantados na Associação Cultural Boi Marronzinho: BET (Bacia de Evapotranspiração), Teto Verde e Filtro de Chuva.
A BET (Bacia de Evapotranspiração), que já está em pleno funcionamento, é um sistema de tratamento de esgoto que utiliza processos naturais de evaporação e transpiração para remover a água do efluente, evitando a poluição do solo e de corpos d'água.
Agora, eles trabalham na construção do teto verde com o uso de garrafas pets e plantas e no desenvolvimento do filtro de chuva, para receber e reaproveitar a água da chuva.
“Na Terra Firme cada ação precisa ser pensada, respeitando as especificidades da região. O lençol freático, a ocupação densa e o vínculo comunitário forte. Essa obra não é somente engenharia: é cuidado com a saúde pública, com valorização ambiental”, afirmou a coordenadora do projeto, Myrian Cardoso.

Fossa de bananeiras
O sistema de Bacia de Evapotranspiração, também conhecido como fossa de bananeiras, utiliza camadas de materiais como pneus, entulho, brita e areia, que permitem a proliferação de bactérias e a formação de nutrientes para plantas de folhas largas como a bananeira.
O processo, que acontece num tanque impermeabilizado e fechado, transforma o esgoto em umidade e nutrientes, sem gerar efluentes e prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático.

SBN nas Periferias
Além de Belém, outras cidades integram os protótipos de SBN nas Periferias e estão em andamento:
- Alto do Coqueiro, Ilhéus, BA/Universidade Federal do Sul da Bahia
- Terra Firme, Belém, PA/Universidade Federal do Pará
- Sol Nascente, Ceilândia, DF/Universidade de Brasília
- Córrego do Machado, Palmas, TO/Universidade Federal do Tocantins
- Bom Jardim, Fortaleza, CE/Universidade Federal do Ceará
Com informações do Ministério das Cidades.
@ministeriocidades @ufpa_oficial @prefeiturabelem
O que é SBN nas Periferias?
Para saber mais sobre o processo de estruturação das SBN nas periferias: avanços na regulamentação>>