A integração sul-americana e o desenvolvimento logístico entre Brasil e Paraguai ganham mais um capítulo com a inauguração da Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner, segunda ligação rodoviária sobre o Rio Paraná, desta vez conectando as cidades de Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, em território paraguaio.
Na primeira fase, a travessia será destinada a caminhões sem carga, seguindo etapas coordenadas pelos órgãos de fiscalização. A obra também ajudará a desafogar o tráfego da Ponte Internacional da Amizade e ampliar a capacidade logística da fronteira.
A obra recebeu investimento de R$ 1,9 bilhão, financiada pelos dois países. O financiamento pela margem brasileira foi de Itaipu Binacional, que aportou R$ 727 milhões, destinados à construção da ponte e às obras de acesso. Desse total, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte estaiada, enquanto R$ 340 milhões foram aplicados nas obras da Perimetral Leste.
Com estrutura estaiada, suspensa por cabos, e geometria assimétrica, conta com 760 metros de extensão, vão livre central de 470 metros (o maior da América Latina) e duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. As torres de sustentação têm 190 metros de altura, equivalentes a edifícios de aproximadamente 54 andares.
Com estrutura estaiada, suspensa por cabos, e geometria assimétrica, a Ponte da Integração conta com 760 metros de extensão, vão livre central de 470 metros, o maior da América Latina (Ricardo Stuckert/PR)Perimetral Leste
A funcionalidade da Ponte da Integração está diretamente associada a um conjunto de intervenções no lado brasileiro, com destaque para a Perimetral Leste. Com 14,7 quilômetros de extensão, a rodovia conecta a BR-277 à ponte, desviando o tráfego de caminhões do centro urbano de Foz do Iguaçu e contribuindo para a mobilidade urbana e a segurança viária. A obra inclui ainda duas novas aduanas e seis viadutos. Na primeira semana de operação, mais de 10 mil veículos já utilizaram a via.
A previsão de liberação total para veículos de carga é entre o final de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, garantindo plena infraestrutura de acesso.
Até então, a única ligação rodoviária entre Brasil e Paraguai era feita pela Ponte Internacional da Amizade, conectando as cidades de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste. Construída há seis décadas, a ponte recebe um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.
Com informações do Ministério dos Transportes.





