O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou totalmente a BR-226, nas proximidades da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins.
Parte da ponte sobre o Rio Tocantins, que tem extensão de 533 metros, desabou na tarde de domingo (22/12/24).
Rotas alternativas:
- Tocantins (195 km): Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis (TO) a Luzinópolis (TO), chegar na BR-230(TO) e seguir até o km 101 (cidade de São Bento-TO). Em seguida, pegar a direita, sentido Axixá (TO) e Imperatriz (MA).
- Maranhão (125 km): Os usuários devem acessar a BR-226(MA) em Estreito (MA) até Porto Franco (MA). De Porto Franco os usuários devem seguir pela BR-010(MA) até Imperatriz (MA).
A BR-226 é uma rodovia transversal brasileira que liga a cidade de Natal (RN), ao município de Wanderlândia (TO). Ao longo de todo o seu percurso, a BR-226 passa pelos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins, passando por 51 municípios. A extensão total da rodovia é de 2.164,0km.

Em razão de relatos de que um dos caminhões que caiu no Rio Tocantins transportava substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, as buscas foram suspensas. Segundo a PRF, entre os materiais estão ácido sulfúrico e agrotóxicos.
Com a possibilidade de contaminação, as secretarias de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual do Tocantins, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) e Prefeitura de Estreito lançaram um alerta para que a população evite o consumo e tome banho nas águas do rio.
No Maranhão, a recomendação vale, especialmente, para os municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.
A situação fez com que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) determinasse a paralisação temporária dos sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz. A cidade fica distante pouco mais de 120 km de Estreito e o abastecimento de água é feito com água do Rio Tocantins.
Com informações, Luciano Nascimento, Agência Brasil.
Vídeo: Prefeitura de Estreito (MA): @prefeituradeestreitoma