sexta, 26 de dezembro de 2025
Logo Agência Cidades
sexta, 26 de dezembro de 2025
Sex, 26 de Dezembro
(62) 99183-3766
Sol de rachar!

Recorde de temperatura em São Paulo é só o começo...

Verão será marcado por dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, com ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, descargas elétricas e vendavais

26/12/2025 - 10:04 Por Wilson Lopes

O verão no Hemisfério Sul começou no dia 21 de dezembro e segue até o dia 20 de março de 2026. E logo na primeira semana já mostrou a que veio. A cidade de São Paulo bateu recorde de temperatura no dia de Natal (25/12/25) com 35,9ºC, a mais alta já registrada para um mês de dezembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para a região Sudeste, a previsão indica predomínio de tempo firme durante toda a semana. Segundo o Inmet, as temperaturas permanecem elevadas, com valores que podem alcançar 5°C acima da média, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. “Os índices de umidade relativa do ar devem variar entre 30% e 45% na maior parte da região, caracterizando um período mais seco”, adverte o instituto.  

No início da semana, o Inmet divulgou a ‘Nota Técnica Conjunta INMET/INPE - Prognóstico Climático de Verão’, explicando que a estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo o país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, favorecendo a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

“Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com volumes superiores a 400 mm, com exceção dos menores volumes de chuva registrados no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm”, aponta. 

A previsão climática indica condições favoráveis para chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte. Para a Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média em praticamente toda a região, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Para a Região Centro-Oeste, são previstas condições favoráveis para volumes acima da média histórica no setor oeste do Mato Grosso, enquanto para o estado de Goiás predominam volumes abaixo da média climatológica. Para o restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica.

Na Região Sudeste, a previsão indica predomínio de chuvas abaixo da média climatológica, com volumes de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre JFM. Já na Região Sul, a previsão é de chuvas acima da média em todos os estados.

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

@inmet.oficial @prefsp
#previsão #clima #verão #INMET

Veja a previsão completa no Prognóstico Climático do Verão 2025/2026>>

 

 


Deixe seu Comentário