Um projeto inédito no país, encabeçado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (da OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) selecionou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil.
A lista considera serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo hospitais gerais (adultos ou pediátricos) e especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025.
Para a definição dos 100 finalistas, foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.
A lista dos 100 hospitais finalistas agora está sendo ranqueada, com base em pesquisa de satisfação independente com os pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais. Também será considerada uma avaliação de eficiência que cruzará os dados de atendimentos com a disponibilidade de recursos financeiros. Os dez melhores serão reconhecidos e premiados em maio de 2026.
- Siga a Agência Cidades no Instagram>>
- Siga a Agência Cidades no Facebook>>
Melhores práticas de gestão
Segundo o Ibross, a iniciativa busca reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país.
O estado de São Paulo lidera o ranking com 30 hospitais entre os 100 finalistas (9 na capital e 21 no interior do estado).
A rede pública de Goiás ocupa a segunda colocação com 10 hospitais no ranking (5 na capital e 5 no interior do estado).
Juntos, São Paulo e Goiás respondem por 40% dos finalistas ao prêmio de melhores hospitais públicos do Brasil.
Completam o pódio Pará e Santa Catarina, com sete finalistas cada estado.
O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, interior de Goiás, alcançou a marca de mais de 500 mil atendimentos em 2025, como referência hospitalar de média e alta complexidade para os 60 municípios da região (Governo de Goiás)100 melhores hospitais públicos do país (unidades)
- 1º São Paulo: 30
- 2º Goiás: 10
- 3º Pará e Santa Catarina: 7
- 4º Pernambuco e Rio de Janeiro: 6
- 5º Paraná: 5%
- 6º Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão e Minas Gerais: 3
- 7º Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Tocantins: 2
- 8º Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe: 1%.
Com informações do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).
@saude.ibross @institutoeticasaude @conassoficial @conasems @opspaho @minsaude @saude_sp @governosp @saudegoias @governogoias
Acesse o site do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross)>>







