Logo Agência Cidades
Reportagens

521 municípios receberão vacina contra a dengue

Imunização começa em fevereiro e atenderá aos 17 estados que concentraram o maior número de hospitalização por dengue nos últimos quatro anos

25/01/2024 - 13:45 Por Wilson Lopes

O Ministério da Saúde divulgou a lista das 521 cidades que receberão a vacina contra a dengue, a partir de fevereiro. As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes), com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue (16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023), depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses já chegou ao Brasil. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses adquiridas pelo governo federal. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. Conforme a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.
“O combate à dengue é uma ação de governo, mas tem de ser uma ação também de cada cidadão. Os focos do mosquito estão 75% nas casas”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Em 2023, houve a notificação de 44.753 casos prováveis de dengue e 26 óbitos no Brasil. 

Com informações Ministério da Saúde.

@minsaude @portalcnm 

Confira a relação dos municípios que receberão a vacinas contra a dengue>


Saiba mais em Combate ao mosquito>

 


Deixe seu Comentário