O Ministério das Cidades (MCID), com apoio técnico do WRI Brasil, acaba de publicar o guia ‘Cidades e adaptação climática – Cartilha para Estados e Municípios’, com o propósito de indicar caminhos tendo como base as reflexões do processo de elaboração da Estratégia de Adaptação das Cidades à Mudança do Clima.
Segundo a cartilha, a emergência climática afeta diretamente as cidades, onde vive a maioria da população brasileira. Por isso, é urgente incluir o tema da adaptação na política urbana, priorizando a justiça territorial e climática, protegendo os direitos das pessoas mais vulnerabilizadas e ajudando a reduzir as desigualdades sociais e territoriais.
- Siga a Agência Cidades no Instagram>>
- Siga a Agência Cidades no Facebook>>
A cartilha apresenta os seguintes capítulos:
- Como a mudança do clima afeta as cidades brasileiras?
- Quais são as recomendações para estados e municípios planejarem e implementarem políticas urbanas considerando a adaptação climática?
- Como entender o conceito de risco climático nas cidades?
- Quais são os impactos e as tendências da mudança do clima nas cidades?
- Quais são os principais riscos que as cidades precisam enfrentar?
Conforme o MCID, a cartilha se transforma em um guia prático que reúne informações essenciais para gestores públicos na construção de cidades resilientes. A iniciativa do material surge da necessidade urgente de integrar ao planejamento urbano local os desafios impostos pelas mudanças do clima, reforçando a importância da articulação entre políticas urbanas e ambientais, e da adoção de soluções baseadas na natureza.
Fonte: Cidades e adaptação climática – Cartilha para Estados e MunicípiosCom informações do Ministério das Cidades.
@ministeriocidades
Acesse o guia ‘Cidades e adaptação climática – Cartilha para Estados e Municípios’>>





