Logo Agência Cidades
595 óbitos em Goiás

Cobertura vacinal contra a gripe em Goiânia alcança apenas 44% da população

Capital de Goiás registra aumento dos casos de gripe a partir de meados de setembro, influenciada por variações climáticas que favorecem a circulação do vírus

20/10/2024 - 19:12 Por Wilson Lopes

O Ministério da Saúde (MS) recomenda uma cobertura vacinal de 90% da população para prevenir a gripe, mas, em Goiás, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), até o momento, apenas 44,91% dos 7.056.495 habitantes já estão imunizados. 

A vacina está disponível nos 246 municípios, entretanto, a cobertura vacinal em Goiás está abaixo do ideal, alertou o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos. Em Goiânia, capital do Estado, a cobertura é ainda mais preocupante, com índice de 44,22% de cobertura (636.603 vacinados dos 1.437.366 habitantes).

O secretário explica que Goiás exibe um padrão sazonal no aumento dos casos de gripe, com picos no outono, devido às mudanças bruscas de temperatura, e, novamente. no final do ano, a partir de meados de setembro. Essa sazonalidade é influenciada por variações climáticas que favorecem a circulação do vírus.

“Essa sazonalidade é nossa realidade, temos que estar preparados e alertar a população que a vacina é o meio eficaz de proteção. O risco é muito grande para quem está sem a imunização, porque pode acontecer casos de evolução de uma gripe e é importante que a população se conscientize”, reforça o secretário.

Prevenção da gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em 2024, teve início em 25 de março, com foco nos grupos prioritários recomendados pelo MS. 

A partir de 30 de abril, foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade.

Dados do Painel de Notificações da SES-GO mostram que, até 17 de outubro, Goiás registrou 6.044 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), com 595 óbitos.

Dos casos notificados, 15% foram causados pela influenza, afetando principalmente pessoas com mais de 60 anos e crianças menores de 2 anos. A maioria dos óbitos se concentrou na faixa etária acima dos 50 anos.

A SES-GO reforça a importância da vacinação como medida preventiva. “É uma das melhores formas de prevenção contra a gripe. Ela é segura e eficaz na redução dos casos graves e óbitos relacionados à doença. Em caso de suspeita da doença, é fundamental evitar o contato com outras pessoas, utilizar máscara e higienizar as mãos frequentemente, pois o vírus é facilmente transmitido por gotículas salivares durante tosses, espirros ou conversas”, enfatiza a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Ela ressalta que, em caso de sintomas gripais, como febre persistente, tosse e dificuldade para respirar, é importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde imediatamente, especialmente idosos, crianças e imunodeprimidos.

Com informações, Juliana Carnevalli, Secretaria da Saúde do Governo de Goiás.

Acesse a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe>>

 

 


Deixe seu Comentário