quarta, 18 de fevereiro de 2026
Logo Agência Cidades
quarta, 18 de fevereiro de 2026
Qua, 18 de Fevereiro
(62) 99183-3766
Ocupação urbana

Goiânia apresenta 120 áreas de risco, onde vivem 6.464 pessoas

Diagnóstico realizado pelo Sistema Geológico do Brasil inclui áreas com inundações, enxurradas, erosão de margens fluviais, ravinas, voçorocas e deslizamentos

18/02/2026 - 13:40 Por Wilson Lopes

O Sistema Geológico do Brasil (SGB) identificou, na cidade de Goiânia (1.437.366 habitantes, Censo/2022), 120 setores de risco, todos localizados na zona urbana. Desse total, 44 áreas foram classificadas como risco muito alto, 49 como risco alto e 27 como risco médio, revelando a dimensão do desafio enfrentado pelo município.

Estima-se que 6.464 pessoas residam atualmente nessas áreas de risco, sendo mais de 2.304 em setores de risco muito alto, 2.152 em risco alto e 2.008 em risco médio. Os processos mapeados incluem inundações, enxurradas, erosão de margens fluviais, ravinas, voçorocas e deslizamentos, em bairros como Jardim Novo Mundo, Jardim América, Vila Romana, Setor Bueno, Campinas, Urias Magalhães, Perim, Conjunto Caiçara, Parque Amazônia, Setor Aeroporto, entre outros.

Os números constam do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), elaborado pelo SGB, em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, com apoio da Defesa Civil. 

Entre as principais recomendações do plano estão o fortalecimento institucional da Defesa Civil Municipal, com equipe técnica permanente, a implementação de planos de contingência, sistemas de alerta e evacuação, além do monitoramento contínuo das áreas críticas. O estudo também aponta sugestões de intervenção estrutural para estabilizar todas as áreas de risco alto e muito alto mapeadas no município.

Rigor técnico

A metodologia aplicada pelo SGB envolveu análise bibliográfica, fotointerpretação, trabalhos de campo integrados com a Defesa Civil, delimitação e classificação das áreas de risco, garantindo rigor técnico e validação dos resultados. Os critérios consideraram tanto fatores naturais, como relevo e drenagem, quanto aspectos antrópicos, como padrão de ocupação urbana e infraestrutura existente. 

A Secretaria Nacional de Periferias firmou cooperação técnica com o SGB para elaboração do PMRR em dez municípios. O investimento total feito pela pasta foi de R$ 7,5 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), com o SGB. 

Além de Goiânia, as cidades atendidas são: Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS). 

Crise Climática

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Crise Climática, divulga primeiras medidas preventivas em caso de chuvas intensas para garantir a segurança da população. Já está disponível o cadastramento gratuito para recebimento de avisos e alertas sobre riscos de desastres ou eventos adversos, em caso de temporais.

Para receber avisos e alertas de desastres, a Defesa Civil divulgou os seguintes canais: Telegram (Defesa Civil Alertas), SMS (40199) e WhatsApp +55 (61) 2034-4611. Os números para contato são: 153 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).

O cidadão interessado em se cadastrar deve enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. Em seguida, receberá uma mensagem informando que o cadastro foi realizado com sucesso. Além do cadastro por SMS, como reforço, a pessoa também pode usar aplicativos como o WhatsApp e o Telegram para receber alertas da Defesa Civil.

Para o caso do WhatsApp, é necessário cadastrar o telefone (61) 2034-4611, seguir os passos das mensagens recebidas e, em seguida, enviar um “oi” para o robô. Com a primeira interação, o cidadão poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse. A partir daí, já será possível receber mensagens da Defesa Civil.

Quanto ao Telegram, é preciso procurar o contato da Defesa Civil Alerta e seguir os mesmos passos do WhatsApp. Dessa forma, a população receberá avisos e alertas sobre perigos ao transitar em regiões onde há ocorrência de desastres, como tempestades, inundações ou pontos de alagamento, além de dicas de proteção e rotas de evacuação para quem for surpreendido por temporais.

A Defesa Civil orienta o cidadão a ficar atento às mensagens e notificações recebidas no celular, tanto para quem vai permanecer em casa quanto para quem planeja se deslocar durante temporais. O prefeito Sandro Mabel pede à população que evite sair de casa durante as chuvas e, caso já esteja transitando pela cidade, procure um abrigo seguro até a chuva passar, para evitar locais com registros de inundação.

Para a Prefeitura de Goiânia, os avisos e alertas colocados à disposição do cidadão, por meio de mensagens, são uma ferramenta importante, pois orientam a população sobre como se comportar durante chuvas fortes, evitando pontos de alagamento, trânsito intenso e promovendo medidas de precaução, como permanecer em casa.

 Passo a passo para cadastramento 

Por SMS

  • Enviar um SMS para o número 40199;
  • Digitar o CEP do endereço desejado;
  • Confirmar o cadastro enviando a palavra “Consultar”.

Pelo WhatsApp

  • Abrir o aplicativo;
  • Enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611;
  • Aceitar os termos de uso para cadastro;
  • Informar CEP, nome da cidade ou compartilhar localização;
  • Confirmar a localização;
  • Verificar se há alertas ativos na região.

Pelo Telegram

  • Acessar Defesa Civil Alerta;
  • Compartilhar localização para receber alertas;
  • Para consultar outros locais, selecionar “ver regiões com alertas”;
  • Para mais informações, acessar “detalhes”.

Com informações do Sistema Geológico do Brasil (SGB) e da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia.

@sgbgovbr @defesacivilgynoficial @defesacivilbra @ministeriocidades @prefeituradegoiania

Acesse o Guia para Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR)>>


Deixe seu Comentário