
A versão 2024 do Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ratificou a posição de Goiás como o Estado com a maior oferta de serviços digitais do país. Pelo segundo ano consecutivo, Goiás ficou em primeiro lugar na ‘Oferta de Serviços Públicos Digitais’, um dos 11 indicadores do pilar ‘Eficiência da Máquina Pública’, no qual o Estado foi o 5º colocado, subindo quatro posições em comparação a 2023.
O pilar da Eficiência da Máquina Pública pressupõe a criação de mecanismos de incentivos para a construção do bom governo, a profissionalização e o desenvolvimento de canais para reforçar a meritocracia na administração pública e a melhoria da eficiência da máquina do aparato governamental.
Para elaborar o ranking de ‘Oferta de Serviços Públicos Digitais’, o CLP utilizou o ‘Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais para os Governos Estaduais e Distrital (IOSPD)’, que conta com as seguintes dimensões:
1. Capacidades para a Oferta de Serviços Digitais
2. Oferta de Serviços Digitais
3. Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos
4. Inclusividade na Oferta de Serviços Públicos
5. Inovação na Oferta de Serviços Públicos
Com mais de 700 serviços 100% digitalizados, o primeiro lugar no ranking é o reflexo da estratégia do governo estadual em priorizar a transformação digital como ferramenta para facilitar o acesso da população aos serviços e melhorar a gestão pública. A digitalização tem ampliado a eficiência, reduzido custos e promovido mais dignidade e acessibilidade, especialmente para os goianos que vivem fora dos grandes centros urbanos.
Recentemente, o governador Ronaldo Caiado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a ‘Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA)’. O texto foi aprovado em primeira votação no dia 13 de maio e aguarda segunda votação. A proposta reforça o compromisso de Goiás em consolidar-se como referência nacional e internacional em tecnologia, incorporando ferramentas de IA para aprimorar ainda mais os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.
“Ser líder em serviços digitais no Brasil é o resultado da nossa política de Estado que coloca a inovação a serviço do cidadão. E agora com o incentivo pioneiro a Inteligência Artificial, Goiás vai dar um novo salto de desenvolvimento rumo a um governo ainda mais moderno, transparente e acessível a todos os goianos”, afirmou o governador.
O Estado também tem avançado no apoio para a transformação digital dos municípios.
“Criamos uma Rede Estadual de Transformação Digital, que já alcança 114 cidades, e um dos nossos primeiros passos foi promover uma abordagem digital nos processos administrativos, por meio do programa Prefeitura sem Papel. Nosso objetivo é nos tornarmos o maior exemplo de transformação digital no Brasil”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Essa estratégia de transformação digital também inclui oferta às prefeituras de modelos inovadores de governança, oferecimento de capacitação a lideranças locais e a construção de frameworks adaptáveis à realidade municipal.
“Isso demonstra o compromisso com um governo mais eficiente, transparente e acessível para todos”, avalia o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Em outra frente, o Estado estimula a transformação digital de empresas e municípios, via ‘Hub Goiás’ e em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap). A ideia é apoiar, técnica e financeiramente, a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas goianas e impulsionar a digitalização também dos executivos municipais.
Em abril, Goiás conquistou o ISO 9001:2015 em Tecnologia da Informação. O certificado atesta a excelência na Digitalização de Serviços Públicos Estaduais e na Gestão de Contratos da Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI) da Secretaria-Geral de Governo (SGG). O selo de reconhecimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Governo de Goiás foi emitido pelo Organismo Nacional de Certificação de Sistema de Gestão Empresarial (ONC Certificação) e vale até 2028.

Com informações, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Goiás.
@governogoias @sgggoias @clpbrasil
Acesse o Ranking de Competitividade dos Estados>>