Logo Agência Cidades
#Enade

Dos 305 cursos de medicina avaliados pelo Ministério da Educação, apenas seis alcançam nota máxima

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil e apenas 5% dos presenciais alcançaram a nota máxima; no ensino a distância, nem 1% conseguiu o mais alto conceito

12/04/2025 - 10:56 Por Wilson Lopes

Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF).

Na ocasião foram apresentados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023.

Esses indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.

Na oportunidade, foi divulgado um estudo preliminar sobre o desempenho dos estudantes dos cursos de medicina. O objetivo da pesquisa é aprimorar os processos de avaliação, com foco em componentes específicos da formação médica. 

Conforme os dados, entre os 305 cursos analisados: 

  • 70 apresentaram desempenho acima do esperado;
  • 196 ficaram dentro do esperado;
  • 39 ficaram abaixo do esperado.

De todos os cursos de medicina avaliados pelo Enade, apenas seis tiraram nota 5, o mais alto conceito do exame. Do grupo dos melhores avaliados, cinco estão no estado de São Paulo e um em Minas Gerais. Apenas um dos cursos de nota 5 é público e cinco são de instituições particulares: 

  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) - Pública
  • Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/ SP) - Privada
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP) - Privada
  • Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG) - Privada
  • Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) - Privada
  • Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP) - Privada

Ainda em relação ao curso de medicina, quatro ficaram sem avaliação por não terem formandos ou em quantidade reduzida. Outros 119 cursos tiveram nota 4, enquanto que 156, nota 3, outros 22 tiraram nota 2, e dois ficaram com a nota 1.

Desempenho dos estudantes

O conceito final é extraído das avaliações do desempenho dos estudantes, da infraestrutura e instalações das instituições, dos recursos didático-pedagógicos, do corpo docente e de um questionário para o estudante. 

O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi segurança do trabalho (52,62).

Em 2023, Enade avaliou as seguintes áreas em bacharelado de agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica e engenharia química.

Entre os cursos da área de saúde, além de medicina foram avaliados biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia. E, da área de tecnologia, fizeram a prova formandos nos cursos de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho já beneficiou 1.400 alunos com bolsa de estudo integral nas quatro instituições de ensino superior da cidade, em cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Administração, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Software (Prefeitura de Porto Velho/RO)

Bem distante

Ao todo, 7.857 cursos presenciais foram avaliados e 492 tiveram o mais alto conceito (o que representa 5% do total). Outros 3.296 alcançaram a nota 4 (38%) e 3.296 ficaram com nota 3 (49%).

Entre os cursos a distância, estudantes de 623 cursos fizeram o Enade e apenas seis tiveram o mais alto conceito (o que significa 0,9%). Com a nota 4 ficaram 94 cursos (15%) e, com nota 3, 414 cursos (66%), a maioria deles.

Regiões de excelência

Sobre o percentual de instituições entre as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), em relação ao total de instituições avaliadas de cada unidade da federação, o Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional (42,86%), seguido do Espírito Santo (40,32%) e do Rio de Janeiro (39,81%). 

Os piores resultados foram apurados no Mato Grosso (9,80%), Maranhão (8,51%) e no Amapá (7,14%). A média do Brasil foi de 26,08%. 

Com informações, Luiz Cláudio Ferreira, Agência Brasil, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

@prefeitura.guaruja @prefeitura.pvh @oficialfamerp @unoeste @santacasasp @unifagoc @faculdadeeinstein @unisalesiano @inep_oficial @mineducacao

Confira os resultados do Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)>>

Confira a apresentação do Enade 2023>>

 

 


Deixe seu Comentário