Logo Agência Cidades
Goiás Social

Goiás tem o programa social mais bem avaliado do país

Política social do governo contribui para colocar Goiás entre os estados com menor índice de extrema pobreza do Brasil

23/08/2025 - 11:56 Por Wilson Lopes

Pesquisa Genial/Quaest sobre a avaliação dos serviços públicos em 57 municípios da Bahia, 52 em Goiás, 70 em Minas Gerais, 52 no Paraná, 52 em Pernambuco, 42 no Rio de Janeiro, 52 no Rio Grande do Sul e 78 em São Paulo constatou que as políticas sociais do governo de Goiás são as mais bem avaliadas do país.

O levantamento colocou Goiás na liderança, à frente dos oito estados pesquisados, com 50% de menções positivas. O Paraná (47%) ficou em segundo lugar, seguido de Pernambuco (33%), São Paulo (32%), Bahia (30%), Minas Gerais (30%), Rio Grande do Sul (30%) e Rio de Janeiro (20%).

O programa Casas a Custo Zero viabiliza moradia digna a famílias em situação de vulnerabilidade social (Goiás Social)

Goiás Social

As políticas sociais em Goiás são coordenadas pelo programa Goiás Social, criado em 2019, com suporte da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e outras secretarias estaduais.

O programa visa atender as famílias em situação de vulnerabilidade com ações emergenciais, protetivas e emancipatórias, combatendo a desigualdade e promovendo o desenvolvimento social. Além da distribuição de benefícios essenciais, o Goiás Social investe na capacitação profissional, educação, geração de emprego e suporte a comunidades tradicionais.

O Goiás Social está estruturado em três eixos principais:

Eixo Emergencial: Foca na segurança alimentar e assistência imediata às famílias vulneráveis. Inclui a distribuição de cestas básicas e programas como o NutreBem, que fornece alimentos nutritivos para milhares de famílias. Também contempla ações sazonais, como o Aquecendo Vidas, que distribui cobertores no inverno, e o Goiás Alerta e Solidário, para atendimento a vítimas de desastres naturais.

Eixo Protetivo: Abrange iniciativas para garantir suporte contínuo a populações vulneráveis, incluindo o programa Mães de Goiás (auxílio financeiro a mães de crianças pequenas), o Aluguel Social, o Família Acolhedora, e o Programa Dignidade, destinado a idosos entre 60 e 64 anos sem aposentadoria. Esse eixo também apoia comunidades quilombolas, garantindo acesso à infraestrutura básica, e impulsiona projetos como o Casas a Custo Zero, que viabiliza moradia digna.

Eixo Emancipatório: Atua para romper definitivamente o ciclo da pobreza, oferecendo educação e qualificação profissional. Programas como Bolsa Estudo e ProBem incentivam a permanência escolar, enquanto o Aprendiz do Futuro garante formação e experiência profissional para jovens. Iniciativas como Crédito Social e Goiás Por Elas promovem o empreendedorismo e o empoderamento feminino. Projetos específicos para o setor agrícola, como o Agro é Social e PAA Goiás também são destaques, gerando oportunidades para pequenos produtores.

Desde sua criação, o Goiás Social já alcançou todos os 246 municípios goianos, promovendo avanços significativos na qualidade de vida da população:

  • Redução da pobreza em 27,8% (2022/2023), colocando Goiás entre os estados com menor índice de extrema pobreza do Brasil.
  • Mais de 1,3 milhão de atendimentos realizados em eventos itinerantes desde 2022.
  • 63,9 mil famílias beneficiadas pelo Aluguel Social.
  • 170 mil mães atendidas pelo programa Mães de Goiás.
  • 18,2 milhões de refeições servidas pelo Restaurante do Bem.
  • 6,8 toneladas de alimentos in natura doados pelo Banco de Alimentos.
  • Mais de 2,7 milhões de brinquedos distribuídos pelo Natal do Bem.
  • 48 mil estudantes beneficiados pelo ProBem e 330 mil pelo Bolsa Estudo.
  • Investimento total superior a R$ 1,2 bilhão por meio da OVG desde 2019.
Fonte: APROVAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL (Genial/Quaest)

Com informações Goiás Social – Governo de Goiás.
@goiassocial @ovgoficial @governogoias

Acesse o Goiás Social>>

Acesse a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)>>

Acesse a pesquisa APROVAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL>>

 


Deixe seu Comentário