O governo federal e o governo de São Paulo anunciaram o edital para a construção do túnel imerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista. O leilão ocorrerá em 1º de agosto, na B3, a bolsa de valores brasileira. A partir do início das obras, previsto para 2026, serão cerca de cinco anos para finalização.
O Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos. A obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
Atualmente, para ir de uma cidade a outra pode-se utilizar os barcos de pequeno porte (catraias); o sistema de balsas, que faz o transporte de aproximadamente 23 mil veículos por dia, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres; ou enfrentar o trajeto de 43km pela rodovia Cônego Domenico Rangoni.

Diariamente, 78 mil pessoas passam pela ligação entre Santos e Guarujá e cerca de 2 milhões de pessoas pelas nove cidades da Baixada Santista — considerando a travessia pela balsa e a ligação rodoviária.
A espera nas filas para cruzar o canal vai de 20 minutos a duas horas e, com o túnel, a expectativa é que as travessias demorem menos de cinco minutos.
Em razão da crescente altura dos navios que percorrem e atracam no Porto de Santos, o túnel foi a escolha mais viável para ligar as duas cidades. Conforme a presidência da República, a opção de engenharia será por um método pré-moldado, com blocos de concreto afundados.
Ele ficará imerso no fundo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros. Atualmente, o calado (parte submersa) dos navios que passam pelo porto tem 15 metros.
O empreendimento está incluído entre as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será resultado de uma parceria público-privada (PPP), com R$ 5,96 bilhões em investimentos. O acordo entre a União e o estado de São Paulo foi firmado em fevereiro do ano passado.
A concessionária será responsável pela elaboração do projeto executivo e execução das obras de implantação do túnel e dos acessos viários e pelas atividades de manutenção, conservação e operação da infraestrutura pelo prazo de 30 anos, remunerada por tarifa a ser cobrada dos usuários. A obra do túnel, aguardada há décadas pela população, promete solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país.

Século passado
Debatido e esperado pelos moradores da região desde o início do século passado, o túnel foi a solução escolhida porque uma opção por meio de pontes ficaria inviável diante da altura crescente dos navios que percorrem e atracam no principal porto do país.
A opção de engenharia será por um método pré-moldado, com blocos de concreto afundados, uma técnica especializada e nunca antes usada na América Latina. A obra do túnel promete solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país.
Com informações, Andreia Verdélio, Agência Brasil; Agência SP.
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