No meio do caminho entre o mar e as montanhas, entre o passado e o futuro, onde historiadores propõem que seja o local de nascimento de São Tomás de Aquino, a pequena cidade italiana de Belcastro (1.397 habitantes), na região da Calábria, província de Catanzaro, voltou às páginas dos noticiários.
Desta vez não por conta dos olivais centenários, das suas construções medievais e do ‘Castelo dos Conteúdos de Aquino’, mas pela iniciativa de um decreto do prefeito Antonio Torchia, por meio do qual os moradores locais “são obrigadas a evitar contrair qualquer doença que possa exigir assistência médica de emergência".
Belcastro fica na região sul da Calábria (a ponta da bota é uma das mais pobres da Itália). Em entrevista à Laura Gozzi, da BBC Notícias, Torchia disse que a medida era "obviamente uma provocação humorística", mas que estava tendo mais efeito do que os avisos urgentes que ele havia enviado às autoridades regionais para destacar as deficiências do sistema de saúde local.
Por conta do envelhecimento da população e da baixa taxa de natalidade, cerca de metade dos 1.397 moradores de Belcastro tem mais de 65 anos e o hospital mais próximo fica a mais de 45km de distância, só acessível por uma estrada com limite de velocidade de 30 km. “As estradas são quase um risco maior do que qualquer doença", alerta o prefeito.
Antonio Torchia explica que consultório médico de plantão da cidade só abre esporadicamente e não oferece cobertura durante fins de semana, feriados ou após o expediente.
Como parte do decreto, os moradores também foram orientados a "não se envolver em comportamentos que possam ser prejudiciais e a evitar acidentes domésticos", e "não sair de casa com muita frequência, viajar ou praticar esportes e, [em vez disso] descansar na maior parte do tempo".
Moradores de Belcastro disseram à mídia local que o prefeito Torchia "fez a coisa certa ao lançar luz sobre o assunto" e que a decisão "abalaria as consciências". “Ele usou um decreto provocativo para atrair atenção para um problema sério”, disse um morador.
São Tomás de Aquino
Tomás de Aquino (1225/1274 - 49 anos) tinha abordagens diferentes para com seus antecedentes, pois conciliava a fé com a razão. Seu pensamento teológico e filosófico inspirou inúmeras gerações de pensadores. Tomás é venerado como Santo pela Igreja Católica e é tido como o professor modelo para os que estudam para o sacerdócio por atingir a expressão máxima tanto da razão natural quanto da teologia especulativa. O estudo de suas obras há muito tempo tem sido o cerne do programa de estudos obrigatórios para os que buscam as ordens sagradas (como padres e diáconos) e também para os que se dedicam à formação religiosa em disciplinas como filosofia católica, teologia, história, liturgia e direito canônico. (Wikipédia)
Acesse a página da Prefeitura de Belcastro>>
Acesse a página do Facebook da Prefeitura de Belcastro>>