Logo Agência Cidades
Do Maracanã à La Bombonera

Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol; Argentina vem em segundo...

O objetivo é potencializar o turismo esportivo e aumentar o fluxo de viajantes internacionais entre os países do Mercosul, fortalecendo a marca 'Visit South America'

23/10/2025 - 10:57 Por Wilson Lopes

A América do Sul acaba de ganhar uma nova rota turística dedicada exclusivamente ao mundo do futebol, conectando a paixão pelo esporte que une Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A iniciativa coroa uma articulação liderada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, para a instituição do roteiro.

A iniciativa, alinhada à marca ‘Visit South America’, busca usar o futebol – uma das manifestações culturais mais profundas e transversais da América do Sul – para promover uma experiência integrada, diversificada e sustentável, fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e de cooperação na região. O objetivo central é potencializar o turismo esportivo e aumentar o fluxo de viajantes internacionais entre os países do bloco.

Segundo dados da FIFA e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol, e os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos.

Neste contexto, os estádios de futebol se destacam como espaços de encontro e de memória viva, onde se entrelaçam história, arquitetura, arte popular e emoção coletiva. Muitos deles contam com museus, centros de interpretação, visitas guiadas e infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais.

A Rota Turística de Futebol do Mercosul nasce com o propósito de integrar os principais estádios do bloco que possuam valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas.

Participam desta primeira fase dezenas de estádios icônicos e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. 

A lista inclui gigantes como:

  • Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo, Museu do Botafogo
  • Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata, Gigante de Arroyito
  • Uruguai: Estádio Centenario de Montevideu
  • Paraguai: Museu CONMEBOL
  • Chile: Parque Estádio Nacional.
  • Bolívia: Estádio Hernando Siles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, Estádio Félix Caprile

Futebol Feminino 2027

Quatro dos estádios brasileiros incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027: Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã. O evento acontecerá pela primeira vez na América Latina e terá jogos em oito capitais brasileiras. Os jogos serão realizados entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

O Governo do Brasil atua de forma integrada com estados, municípios e parceiros para garantir que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja um marco de desenvolvimento, inclusão e legado social.

Além do espetáculo esportivo, o Governo Federal tem discutido de forma interministerial os legados sociais do torneio, com foco em impulsionar o acesso de meninas e mulheres ao esporte, ampliar oportunidades no mercado de trabalho esportivo e fortalecer políticas públicas para o futebol feminino em todas as suas dimensões.

Torcedores do Boca Juniors se reúnem na Praia de Copacabana para partida da Copa Libertadores da América (Tânia Rêgo/ABr)

Visit South America

Com o objetivo de ampliar a presença de países sul-americanos no cenário turístico global, os governos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram a marca ‘Visit South America’. 

A iniciativa promove a América do Sul como um destino integrado, destacando os atrativos naturais, gastronômicos e a hospitalidade da região. Ao unir esforços, esses países se posicionam internacionalmente para atrair um número crescente de visitantes, especialmente de mercados importantes como a Europa, Ásia e Estados Unidos.

O ‘Visit South America’ é uma plataforma que busca valorizar experiências turísticas que envolvem mais de um país da região. A proposta é facilitar o acesso dos turistas a pacotes e rotas integradas, focadas em fortalecer o turismo regional, ao mesmo tempo que garantam uma vivência única para os visitantes.

A marca dá visibilidade aos atrativos, que vão desde aventuras ao ar livre, ecoturismo, religiosidade, cultura e gastronomia, até a rica história e natureza abundante da América do Sul. Para turistas que procuram mais do que paisagens, o site propõe uma verdadeira imersão nas tradições locais. O “Visit South America” ainda proporciona a valorização da sustentabilidade e a conexão com as comunidades, proporcionando experiências enriquecedoras e significativas que contribuem de forma positiva para os destinos visitados.

O site da iniciativa reúne informações sobre os destinos e roteiros disponíveis, sendo uma porta de entrada para que os viajantes possam conhecer e planejar as visitas aos países. Já o perfil no Instagram @visitsouthamericaok, gerenciado pela Universidade Federal do Pará em parceria com o Ministério do Turismo do Brasil, oferece uma vitrine visual de paisagens, cultura e atrações, conectando turistas de todas as partes do mundo com a diversidade da América do Sul.

Com informações de Marco Guimarães e Fábio Marques, do Ministério do Turismo.

@visitsouthamericaok @mturismo @esportegovbr @embraturbrasil

Acesse a Rota Turística de Futebol do Mercosul

Acesse o site ‘Visit South America’>>


Deixe seu Comentário