O Barômetro Mundial do Turismo, publicado pela Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), confirmou que a entrada de turistas internacionais no Brasil registrou aumento de 48% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024.
Com o desempenho, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de melhor desempenho dos países analisados, atrás apenas do Paraguai, que elevou em 53% o seu índice.
O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024/2027 para 2025, que projeta a entrada de 6,9 milhões de viajantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o país poderá ultrapassar, já neste ano, a previsão de 8,1 milhões de turistas estrangeiros estabelecida para 2027.
Em 2024, o Brasil alcançou um recorde na chegada de turistas internacionais, quando 6.773.619 viajantes escolheram destinos nacionais para viagens a lazer ou negócios. O número superou o marco histórico de 2018, de 6.621.376 estrangeiros, até então a maior marca da série histórica, iniciada em 1970.
"O crescimento do turismo internacional no Brasil é fruto de uma combinação de fatores externos favoráveis e do trabalho conjunto dos governos em todas as esferas. É um reflexo do potencial do país e do esforço coletivo para fortalecer o setor como motor de desenvolvimento", destaca Heitor Kadri, Diretor do Escritório Regional para as Américas da ONU Turismo.
O desempenho do turismo internacional no país reforça a estratégia do “Plano Brasis”, o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. O documento, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, busca consolidar destinos brasileiros nos mercados globais estratégicos e reposicionar a imagem do Brasil no exterior, valorizando a diversidade cultural, natural e a sustentabilidade do turismo brasileiro.
Os objetivos do “Plano Brasis” incluem o aumento do número de visitantes internacionais no país, a elevação da receita gerada a partir do turismo receptivo e a distribuição equilibrada do fluxo turístico no território nacional, entre outros.
Turismo pelo mundo (ONU Turismo)
- As chegadas de turistas internacionais (visitantes que pernoitam) aumentaram 5% no primeiro trimestre de 2025 (em comparação com o mesmo período em 2024), ou 3% acima do ano pré-pandêmico de 2019.
- Cerca de 300 milhões de turistas viajaram internacionalmente no primeiro trimestre de 2025, cerca de 14 milhões a mais do que no período de 2024.
- Nas Américas, os países com melhor desempenho no primeiro trimestre de 2025 incluem Paraguai (+53%), Brasil e Chile (ambos +48%), além do Equador (+17%). O México registrou 6% a mais de chegadas internacionais nos primeiros três meses de 2025 em comparação com o ano anterior.
- Os dados disponíveis para o primeiro trimestre de 2025 apontam para gastos robustos nos Estados Unidos (+8%), bem como na França, Itália e República da Coreia (todos +4%). Em Taiwan (província da China), os gastos com turismo cresceram 30%, e no Brasil, 12%.
Com informações de Marco Guimarães, Ministério do Turismo.
Acesse o World Tourism Barometer • May 2025>>