Logo Agência Cidades
25º Fica

Cora Coralina abre suas portas para o cinema ambiental

Festival de cinema contará com 1.078 produções de 76 países, incluindo uma mostra competitiva específica para produção indígena

3/06/2024 - 12:24 Por Wilson Lopes

A cidade de Goiás (24.071 habitantes), Patrimônio Cultural Mundial, pela Unesco, berço de tradições centenárias como a Procissão do Fogaréu e terra da poetisa Cora Coralina, se prepara para receber a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que será realizado entre os dias 11 e 16 de junho.

A popular Vila Boa (296 anos de história), a primeira capital de Goiás, ostenta igrejas seculares e conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial em estado original, se destacando como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil-Central.

Por suas ruas e becos, a programação do festival espalha mostras competitivas e paralelas, minicursos, oficinas, sessões especiais de filme, encontro de escolas de cinema e realizadores, homenagens, mesas de debate, fóruns, rodas de conversa, tenda multiétnica, exposições, feiras de artesanato e gastronomia, programação especial de parceiros, além da programação cultural com artistas locais, regionais e nacionais. As atrações musicais nacionais ficam por conta de Sandra Sá, banda Ira! e o cantor Silva. 

A cidade de Goiás é Patrimônio Cultural Mundial e berço de tradições centenárias como a Procissão do Fogaréu

Mudanças Climáticas

O tema da edição de 2024 é “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”, discussão atual sobre o papel da tecnologia para as grandes alterações sistêmicas pelas quais o meio ambiente precisa passar. O Fica está alinhado com os debates da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025, na cidade de Belém (PA).

O 25º Fica marca a edição dos recordes. O festival consolidou sua representatividade no cenário internacional sendo a edição com o maior número de filmes internacionais inscritos de toda a história, 1.078 produções de 76 países de cinco continentes. No Brasil, 26 dos 27 estados participaram da seletiva. Esta edição do Fica foi, ainda, a que teve o maior número de mulheres diretoras, quase metade das produções são dirigidas por mulheres, um grande avanço na representatividade feminina no mercado audiovisual. 

Além disso, o Fica 2024 conta com grandes parceiros como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as embaixadas da Bélgica e Canadá, que estão trazendo mais arte e conhecimento para o evento, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Uma das grandes novidades desta edição é a criação da Mostra Competitiva de Cinema Indígena e Povos Tradicionais com o objetivo de fortalecer a produção audiovisual feita por pessoas que fazem parte das comunidades e territórios. Além dessa mostra, o festival conta, ainda, com outras três competitivas: ‘Mostra Washington Novaes’, ‘Mostra do Cinema Goiano’ e ‘Mostra Becos da Minha Terra’, exclusiva para produções locais. 

O festival consolidou sua representatividade no cenário internacional sendo a edição com o maior número de filmes internacionais inscritos de toda a história

“A maior de todas as transformações do Fica é a quantidade de participações, não somente de goianos, mas de instituições e organizações internacionais. Então o público esse ano está muito diverso, demonstrando ainda mais a credibilidade do festival, além da quantidade de filmes que nós recebemos, que, inclusive, deu a oportunidade de abrir uma segunda sala de cinema, com a participação de indígenas com a mostra própria também, e isso mostra que o Fica, a cada ano, está tomando maiores proporções e maior credibilidade”, afirma Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado.

Uma das grandes preocupações do festival é com as ações sustentáveis durante todo o evento. A coleta dos resíduos recicláveis do Fica 2024, por exemplo, será realizada pela cooperativa de catadores da cidade. Além disso, acontecerá a revitalização da área conhecida como Chapéu de Padre, com limpeza, plantio de espécies nativas do Cerrado e ações de recuperação do local, além de todo o material de divulgação do festival ter sido feito com produtos recicláveis. 

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival conta também com apoio do programa Goiás Social, das secretarias de Estado da Retomada, de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura da cidade de Goiás, Grupo Kelldrin e Saga BYD.

Com informações, Secretaria de Cultura do Governo de Goiás.

Acesse a programação do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)>>


Deixe seu Comentário