A credencial que dá direito às pessoas com mais de 60 anos de estacionarem em vagas reservadas já pode ser emitida por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Até então, a credencial só estava disponível no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no órgão de trânsito da cidade do motorista.
Agora, a emissão pode ser feita pelo app da CDT instalado no celular. Após a liberação da credencial, o motorista precisa imprimi-la e fixá-la no painel do veículo.
A credencial de estacionamento é um documento obrigatório para uso de vagas especiais, destinadas tanto a condutores maiores de 60 anos quanto a pessoas com deficiência física. As vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.
Ao estacionar em vagas reservadas, os beneficiários devem colocar obrigatoriamente a credencial em local visível para efeito de fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa.
Com informações do Ministério dos Transportes