A cidade de Curitiba foi selecionada pela prestigiada publicação ‘Lonely Planet’ como uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar para 2025. A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista, destacando-se por suas soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida e compromisso com a sustentabilidade.
A ‘Lonely Planet’ é uma das mais prestigiadas editoras de guias de viagem do mundo e, todos os anos, elabora um ranking com os 30 melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo para turismo, em sua plataforma.
A inclusão na lista da ‘Lonely Planet’ é um reconhecimento do esforço contínuo da cidade em se consolidar como um polo turístico internacional. Nos últimos anos, Curitiba investiu em uma série de iniciativas voltadas à gestão turística, com foco em inovação e inteligência, além de promover a cidade em mercados globais.
Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, a conquista é resultado de um planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento sustentável e a promoção da cidade como um destino atrativo. O prêmio foi entregue durante a 44ª edição do World Travel Market London, realizado em Londres, Inglaterra, com a presença de 40 mil profissionais de turismo de todo o mundo.
Referência mundial
Curitiba se destaca por sua infraestrutura de alta qualidade e seus espaços culturais e de convivência, que a tornam um destino interessante tanto para turistas quanto para seus próprios moradores. Com áreas verdes amplas, parques e soluções de mobilidade urbana que são referência mundial, a capital também é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2023, foi eleita a cidade mais inteligente do mundo, reforçando sua vocação para o uso da tecnologia em benefício da qualidade de vida.
Além disso, Curitiba tem atraído turistas pela sua variada cena gastronômica, que reflete a diversidade cultural presente na cidade, e os grandes eventos e shows nacionais e internacionais que passou a atrair após a redução do ISS para eventos (de 5% para 2%). A região metropolitana também complementa o turismo local, com atrações como vinícolas e o famoso passeio de trem pela Serra do Mar, considerado um dos mais bonitos do mundo.
A presença de Curitiba na lista da ‘Lonely Planet’ coloca a cidade em evidência no turismo internacional e reforça sua posição como um destino inovador, sustentável e culturalmente rico, atraindo cada vez mais visitantes do Brasil e do exterior.
Entre os destaques da ‘Lonely Planet’ para agraciar Curitiba estão o Museu Oscar Niemeyer, o Parque Barigui, o Jardim Botânico, o passeio de trem entre Curitiba e Morretes pelas montanhas e florestas tropicais, além da cena gastronômica da cidade.
Veja o ranking ‘30 incredible destinations for 2025 - Lonely Planet’:
PAÍSES
Camarões, Lituânia, Fiji, Laos, Cazaquistão, Paraguai, Trinidad e Tobago, Vanuatu, Eslováquia, Armênia
REGIÕES
Lowcountry, Carolina do Sul e Geórgia, O Terai, Chiriquí, Launceston e o Vale do Tamar, Valais, Giresun e Ordu
CIDADES
Toulouse, Pondicherry (Pondicherry), Bansko, Chiang Mai, Gênova, Pittsburgh, Osaka, Curitiba, Palma de Maiorca, Edmonton
Com informações, Prefeitura de Curitiba.
Acesse o ‘Lonely Planet’ - Best in Travel 2025>>