O número de contas ouro no GOV.BR cresceu 142% entre os anos de 2022 e 2025. Em dezembro de 2022, existiam um pouco mais de 32 milhões de pessoas com uma conta de nível ouro na plataforma do Governo do Brasil. Já em dezembro deste ano, o número passou para 77,8 milhões.
Atualmente, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o GOV.BR possui cerca de 172 milhões de usuários e possibilita o acesso a 4.600 serviços digitais federais e a outros 8.300 de estados e municípios.
“Os brasileiros estão cada vez mais utilizando o Governo Digital. A pesquisa TIC Domicílios 2025 revelou recentemente que 71% dos usuários de internet usaram um serviço de governo eletrônico nos últimos 12 meses”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Para ampliar a segurança, o secretário recomenda a todos os usuários que possuem uma conta Ouro a ativar a ferramenta de Verificação em Duas Etapas. Ao alinhar a segurança da conta Ouro com essa outra ferramenta, o usuário consegue, de maneira muito eficaz, bloquear acessos indevidos, complementa Mascarenhas.
Desde julho deste ano, a própria ferramenta já orienta os usuários desta forma. Quando uma pessoa com conta Ouro faz login no GOV.BR, ela é convidada a ativar a Verificação em Duas Etapas pelo aplicativo. Nesta primeira vez, será possível pular a ativação e será encaminhado um e-mail ou SMS avisando que, no próximo acesso, será ofertada novamente a habilitação da solução.
Após esse processo, quando o usuário fizer uma nova autenticação, a sugestão da ativação da Verificação em Duas Etapas será recomendada novamente. Atualmente, a Verificação em Duas Etapas é utilizada por 50% dos usuários que têm uma conta desse nível.
Conta Ouro
Para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil da pessoa usuária, seja ela uma pessoa estudante, agricultora, turista, empreendedora ou trabalhadora.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial sobre a plataforma, saiba onde encontrar uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.
O que é a Conta GOV.BR
- A Conta GOV.BR é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.
Por que eu preciso de uma Conta GOV.BR?
- No atendimento presencial, você precisa preencher formulários, apresentar um documento de identidade e assinar documentos para provar quem você é para poder realizar transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.
- No ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, acessar serviços públicos digitais, fazer a Prova de Vida, assinar documentos digitais em processos eletrônicos, e muito mais.
Posso ter uma Conta GOV.BR sem o aplicativo?
- Sim, você pode ter a sua conta gov.br mesmo sem ter o aplicativo gov.br. No entanto, o aplicativo é parte importante da sua conta. É por meio dele que você acessa um grande número de funcionalidades da conta gov.br. Por exemplo, para realizar o reconhecimento facial e a Prova de Vida, você precisará ter o aplicativo instalado.
Com informações do Ministério da Gestão.
@gestaogovbr
Acesse a conta gov.br/conta>>





