quarta, 24 de junho de 2026
Logo Agência Cidades
quarta, 24 de junho de 2026
Qua, 24 de Junho
(62) 99183-3766
Mobilidade

Goiás conquista 'Oscar do transporte público'

Consórcio RedeMob, iniciativa do Governo do Estado, prefeituras e concessionárias, vence maior prêmio mundial de mobilidade urbana por transformação no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia

24/06/2026 - 14:13 Por Wilson Lopes

O Consórcio RedeMob, modelo de governança adotado em Goiás reunindo Governo do Estado, prefeituras e concessionárias, venceu a categoria ‘Experiência do Cliente e Mudança Modal’ do prêmio UITP Awards 2026. A iniciativa é uma das mais importantes premiações internacionais do setor de transporte público e mobilidade urbana sustentável em todo o mundo. Os vencedores foram anunciados em cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica.

Organizada pela International Association of Public Transport (UITP), associação global que reúne operadores, autoridades públicas, fabricantes, fornecedores e especialistas em mobilidade de mais de 100 países, a premiação destaca projetos inovadores, sustentáveis e de alto impacto desenvolvidos por organizações de transporte público, em ações de transformação digital e inteligência artificial; automação e inovação tecnológica; excelência operacional; descarbonização e redução de emissões; inclusão social e acessibilidade; integração multimodal e Mobility as a Service (MaaS); além da experiência do usuário e aumento do uso do transporte coletivo.

Com a conquista, Goiás passa a integrar um grupo de projetos reconhecidos por contribuir para a construção das cidades do futuro, ao lado de algumas das mais relevantes referências internacionais em mobilidade urbana.

O reconhecimento é fruto de uma transformação que o transporte coletivo da Região Metropolitana experimentou nos últimos anos. Também reconhece a ampla transformação que vem modernizando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). 

Entre os principais avanços estão: renovação da frota, eletrificação do sistema, adoção de combustíveis limpos, investimentos em tecnologia, requalificação da infraestrutura e implantação do modelo de metronização dos corredores de transporte.
 
O projeto ‘Nova RMTC’ promoveu uma ampla requalificação dos espaços utilizados diariamente pelos passageiros. A reconstrução e modernização dos terminais do BRT Leste-Oeste e de suas estações elevaram os padrões de conforto, acessibilidade, segurança e eficiência operacional do sistema. Paralelamente, a reforma e manutenção dos pontos de ônibus transformaram a paisagem urbana da Região Metropolitana, com a instalação de milhares de novos abrigos e a recuperação de estruturas existentes.

O projeto ‘Nova RMTC’ promoveu uma ampla requalificação dos espaços utilizados diariamente pelos passageiros (Governo de Goiás)

Sem onerar os passageiros

O governador Daniel Vilela afirmou que o reconhecimento coroa um projeto construído para tornar o transporte coletivo mais eficiente, sustentável e alinhado às necessidades da população, sem onerar os passageiros. 

“Em Goiás, a tarifa de ônibus está congelada em R$ 4,30. Estamos desde 2019 sem reajuste algum”, sublinhou. 

O governador alegou que o Estado está construindo um sistema moderno, eficiente e capaz de melhorar a vida das pessoas, e que o transporte coletivo deixou de ser um problema sem solução para se tornar uma referência de planejamento, inovação e sustentabilidade. 

“Investimos em tecnologia, implantamos novos corredores e estamos construindo uma infraestrutura preparada para as próximas décadas. O prêmio não representa um ponto de chegada. Ele reforça nosso compromisso de continuar avançando", completou Daniel.

Entre os avanços estão a renovação da frota com veículos mais modernos e menos poluentes, incluindo ônibus elétricos (Governo de Goiás)

Modernização dos corredores

Nos últimos anos, o sistema da Região Metropolitana de Goiânia passou por uma das maiores reestruturações da história. A iniciativa reúne investimentos em diferentes frentes, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Entre os avanços estão a renovação da frota com veículos mais modernos e menos poluentes, incluindo ônibus elétricos (dentre eles os maiores biarticulados elétricos em operação regular no mundo), veículos movidos a biometano e modelos equipados com tecnologia Euro VI, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.
 
O projeto também contempla a modernização dos corredores de transporte coletivo, a metronização do BRT Leste-Oeste, a sincronização semafórica por meio da chamada ‘onda verde’, sistemas inteligentes de monitoramento e gestão operacional, além da revitalização de terminais e estações. A transformação já apresenta resultados concretos. Um dos indicadores destacados no projeto mostra redução de até 31% no tempo das viagens em trechos contemplados pela metronização, garantindo mais agilidade, previsibilidade e conforto.

Finalistas do UITP Awards 2026

Entre os projetos finalistas do UITP Awards 2026 há iniciativas de pelo menos 14 países ou territórios: China, Hong Kong (China), Taiwan (Chinese Taipei), Turquia, Estados Unidos, Austrália, Índia, Itália, Colômbia, México, Omã, Guatemala, Singapura e República Tcheca. Entre eles:

  • Sistema de gerenciamento de fluxo de passageiros por IA do metrô de Taipei;
  • Plataforma de sensores IoT com IA para manutenção preditiva do metrô de Istambul;
  • Aplicação em larga escala de direção autônoma no transporte público de Guangzhou;
  • Fiscalização automatizada por câmeras da rede de transporte de Nova York.

Com informações do Governo de Goiás.
@governogoias @sgggoias @uitpofficial

>>Acesse o prêmio UITP Awards 2026

 


 


Deixe seu Comentário